terça-feira, 14 de outubro de 2008

Atualizando e um assunto polêmico

Atualizando os fatos gravídicos, tenho a dizer que, pelo jeito, está mesmo chegando o dia de Zé Guilherme "sair da toca".

Temos consulta marcada para a quinta-feira da semana que vem (dia 23), e aí teremos uma noção bem mais precisa de quando ele vai nascer. Nesse mesmo dia a gente fará uma USG, e a partir dela a gente saberá se essa vai ser a última consulta, e já marcaremos o parto, ou se aguardaremos uma nova USG e outra consulta na quinta 30/10, para só então marcarmos a cesárea.

No mais, estou muito bem. Engordei pouco mais de um quilo este mês, o que me rendeu elogios por parte da médica e me fez alcançar o índice de 12 quilos até agora... pelo jeito não passarei dos 15, que foi a meta que eu estabelci para mim mesma. Ótimo, acho que vou comemorar com um chocottone!

Embora eu ache que meu nariz está meio inchadinho, sou voz isolada neste sentido. Todos dizem que ele está a mesma coisa. Não sei se é impressão minha, ou se é pq sou muuuito observadora, especialmente em relação a mim mesma. Vamos ver se piora, mas pelo menos é só a pontinha do nariz, o rosto como um todo continua normal, felizmente! Nada de "cara de grávida", inchadona, redonda, etc. Nada de manchas também, e nem de estrias - mas eu bem sei que estrias aparecem mais na última semana, né? Murphy, claro...

Inchados, memso, só os pés. Diz mainha que quando eles desincharem a terceira vez, é porque chegou a hora. Mas eu sinceramente ainda não os vi deseincharem nenhuma vez, desde que começaram a inchar... acho sempre gordinhos demais, inchadinhos demais, e não vejo muito regresso neles, não, mesmo quando passo muito tempo com eles para cima. But...

Em relação ao "polêmico" do título, é qe eu resolvi que vou fazer cesárea, e sei que isso sempre gera muuuitos debates, questionamentos e polêmicas.

Não sou uma pessoa que pregue a cesárea como uma coisa ótima e fantástica, e acho sinceramente que, se a pessoa puder - e quiser - deve tentar ter normal.

Este, porém, não é o meu caso. Por uma série de fatores que eu não vou expor aqui, mas dentre eles porque eu sou muito ansiosa, e não aguentaria esperar muitas horas em trabalho de parto. Além disso, via de regra nos parto dito normal a gente também toma um anestésicozinho, e muitas vezes precisa faezr uma pequena incisão chamada episiotomia, de maneira que, já que é para tomar anestesia e ser operada, eu optei por fazer tudo de maneira previamente programada. Por fim, devido a uma alteração sangüínea eu preciso tomar uma injeção diariamente, o que não é nada interessante, então, numa visão egoísta mesmo, se eu posso ter menos sofrimento, eu quero faezr essa opção.

Ademais, acredito que o melhor parto, o parto normal ou natural, é aquele em que MÃE E BEBÊ SE SENTEM BEM. E, no meu caso, sentir-se bem está relacionado a uma cirurgia programada, e antes que me perguntem, NÃO!, eu não vou me sentir menos mãe por causa disso, por não ter, eventualmente, senido as dores do parto!!!

Felizmente, todos me apoiaram nessa decisão. Marido e família estão de acordo com a minha vontade, e a não ser que a bolsa estoure de repente e a dilatação seja fantááástica, fazendo com que parto seja bem rápido, Guigão chegará aos meus braços a partir de um corte cirúrgico.

Eu bem sei dos riscos da cesárea, e das maravilhas do parto natural, especialmente a recuperação. Mas esse é um assunto particular de cada mulher, e, no MEU CASO, volto a dizer que a melhor opção é, sim, a cesárea.

Então, aguardemos as notícias de quinta (e ai de minha ansiedade, viu...)

12 comentários:

Karla Maria disse...

Marcinha,
a gente faz as escolhas com uma série de critérios e ninguém tem nada com isso. Creio que devemos respeitar o livre arbítrio de cada um.
Sorte!!
Bjs

Anônimo disse...

Eu tb quero e prefiro cesárea!!! E acho que cada uma sabe o que é melhor pra si, né??? vou torcer pra vcs!!! bjos!!!

Luciana disse...

Eu também tô contigo e não abro! E não é só porque eu também penso em casaréa para mim (quando estiver grávida), mas por todos os motivos que você já listou.
Mais importante que tudo é você estar segura e tranquila nessa hora!

Muitos beijos!

Paciente Crônico disse...

Kkkkk Engraçado seu post. Meu primeiro filho eu dizia que seria parto normal, era metida a natureba mesmo! Ele demorou a nascer - fiz cesárea e foi ótima!

No segundo ao sinal da primeira contração liguei pro médico para fazermos a cesárea. Meu bebezinho foi tao apressado que chegeui direto pra sala de parto e ele veio de parto normal.

Sabe de qual dos dois eu gostei mais? Sei lá, eu só queria era ver a carinha deles, independente de como viriam ao mundo.

Importante é curtir a chegada do bebê! Com certeza você terá uma hora linda e inesquecível.

Anônimo disse...

Marcia , vou falar igual a meu medico . Siga o que seu coração está pedindo pq mãe sabe o que é melhor para ela e seu bebê.
Valeu pela dica dos docinhos passei o dia feliz e pensando com vai ficar lindo.
Obrigada,
bjs
Vivi

Anônimo disse...

Marcinha

Tranquila, vc fez a escolha certa !
agora se por um acaso ele vier de
parto normal não se assuste com
isso, no fim vc vai ver que não
foi tão doloroso assim, relaxe, a dor é parecida com uma cólica menstrual viu!
bj

Márcia disse...

Querida,

qdo escrevi aqui, já pensava na crucificação que haveria, mas que bom foi constatar que as pessoas que me visitam respeitam o próximo!!!
Sim, pq ninguém é obrigado a concordar comigo, jamaaaais, mas respeito é bom em qualquer canto, né?
Obrigada pelas palavras carinhosas, e vamos aguardando os próximos passos rumo à chegada de Guigão!!!
BEIJOS!!!

Anônimo disse...

Márcia, vc não deve satisfação pra ninguém, menina! A escolha é sua e do seu médico e o seu parto vai ser lindo independentemente do local de "saída" de Guigão!! :)
E eu só imagino o calor que deve dar estar grávida em Recife, pelamordedeus!!! Cuida dos pés, faz água quente e sal grosso antes de dormir, ajuda. Bjos, Ju

Anônimo disse...

Márcia,

Acho que o mais importante é fazermos a escolha que nos deixe tranquilas e seguras...eu também optei por fazer cesariana e estou feliz com a minha escolha!! Vai dar tudo certo, o Guigão e a minha Fernanda vão vir ao mundo cheios de saúde!!
Olhe, queria lhe pedir umas dicas sobre o que vc vai encomendar( de docinhos, salgadinhos, bolo) pra maternidade...
bjs e todos os dias entro aqui pois estou vivenciando a mesma coisa que vc!!
bjão
Renata(do Tribunal de justiça)

brisa disse...

Oi!! Voltei:))

Olha, no 1o eu queria parto normal, mas atrasou e foi cesarea (nao havia nadika de dilatacao). Na 2a, estorou a bolsa (adiantada), esperamos um bocado..nada de dilatacao, cesarea de novo. No 1o eu queria natural, mas nao rolou e nao foi ruim. Tanto que na 2a, o medico queria natural e eu nao. Aconteceu da forma que tinha que ser e, sinceramente, nao achei ruim.

Acho troglodita o parto normal, por mais que falem bem. Podem me xingar, mas eu acho:-D

Por outro lado, amamentei TUDO o que tinha direito (9 meses e 14 meses, respectivamente). Nisso, amiga, voce nao deva abrir mao, por mais dolorido (sim, eh!) e trabalhoso que seja ( eh soh no comeco).

Bjs e que Nsa Sra do Bom Parto lhe de uma boa hora:))

Eli disse...

Marcia minha amiga querida, primeiro quero dizer que eu passo aqui todos os dias e leio tudo, tudo sobre o Guigão e vc´s e agora quero deixar claro que vocês não precisam de convite pra virem aqui tu sabe né?! E eu vou ter o maior prazer em recebê-los novamente no cafofo. risos

E olha eu desejo e oro todos os dias pedindo a Deus que abençoe vc´s não importa a escolha do método do parto o que importa é que ele venha bem, com saúde e traga muita mais muita felicidades!

Já te falei que filhos são verdadeiras bençãos dadas por Deus né?! E vc´s estão sendo contemplados com isso, então minha amiga relaxa e curta pois seus dias nunca mais serão os mesmos.

Um beijo grande a nos mantenha informados, a por favor me envie novamente seu celular e do paizão também pois quero poder ligar no dia que notar que vc sumiu. hehehe

Márcia disse...

Ju, eu li seus relatos de parto normal, e achei lindos! mas não é para mim, definitivamente... Qto ao calor, aqui tá um infeeerno! Minhas opções são dormir de ventilador e acordar suada, ou dormir no ar e acorar com a garganta lascada. Tenho optado pela segunda alternativa... valeu pelas dicas!

Renata, me manda um e-mail (mm_bsb@hotmail.com) que eu te digo tudo o que vou levar, e onde encomendei cada coisa. E seu parto nào tem como não ser massa, com Dra. Altina!!!

Brisak, concordo com vc, o abado é amamentar!!! Tanto q eu já disse em algum post aqui: meu medo é maior da amamentação do que do parto, já que esse, como eu disse, vai ser cesárea. Mas se Deus quiser, eu vou ser uma vaca leiteira!!!! kkkkkkkkk

Lica, vou mandar Marco Aurélio avisar aqui qdo ele nascer, nem se preocupe! E já vou pensar no cardápio para qdo voltar a SP!!!!

Beijos, meninas!