sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sensibilidade na gravidez


(Depois da reclamação, foto fresquinha tirada com o Papai!)

Todo mundo fala que gávida fica extremamente sensível, e tals. Que chora por nada, que é só manha e dengo, que isso e aquilo e mais não-sei-o-quê...

Eu já não sou muito de chorar, acho que posso dizer que são até raras as oportunidades em que isso ocorre, mas ara compensar, quando eu começo... quem disse que dá para parar? É meia hora de cara molhada, e muita dor de cabeça depois, sempre!

Ontem, porém, eu comecei a achar que efetivamente os hormônios gravídicos podem, sim, afetar o nosso humor, deixando-nos muuuito mais sensíveis.

Estava eu na cadeia do dentista - pausa para explicar minha relação com os dentistas:

Desde os 4 anos de idade eu sofro com os dentes. Mas sofro meeesmo, de sentir dor de dente forte, de já ter que fazer canal muito cedo, e de chegar a ficar correndo no meio do jardim do consultório, com minha mãe correndo atrás, tentando me fazer sentar na cadeira do dentista... Qualquer procedimento que seja, mesmo que não envolva cáries, tem que ser precedido de uma boa dose de anestesia. Aliás, enquanto o povo odeia anestesia, eu AMO. É ela quem me tira a dor, então não enho como não gostar!!!

A culpa é dos meus dentes, que são muito fraquinhos (achamos que por causa do tanto de antibiótico que tomei quando pequena, pois vivia com amigdalite), e ta,bém de mim, que era irresponsável demais nesse aspecto. Quando mainha escovava meus dentes, ok. Mas quando eu fiquei maior, e eu mesma fazia o trabalho, dizia que já tinha escovado e, na verdade, não tinha feito era nada! Resultado: dentes fracos + falta de cuidado = cáries, e conseqüentemente, muitas idas ao dentista e obturações.

Some-se a isso o fato de que eu fui vítima de um erro de dentista. A peste fez um canal errado e eu perdi um dente. Resultado: aos 13 anos, ganhei uma prótese na boca. Ninguém merece, né?

Finalizando, eu tenho o que se chama de mordida aberta severa, e isso só seria corrigido de modo perfeito com cirurgia. Mas como é muito mais estética do que outra coisa, eu nunca tive vontade de me operar, e tentei resolver com aparelhos ortodônticos. Resolveu grande parte, depois de 10 anos de uso os dentes ficaram (quase) perfeitos no meu casamento, mas, adivinha? Agora tá voltando tudo, e provavelmente vou voltar a ter sorriso metálico em breve...

Voltando à sensibilidade gravídica:


Ontem, sentada na cadeira do dentista, ela me disse que ia trocar uma restauração antiga, que estava velha e feinha. Ok, sem problemas. Como semana passada ela fez a mesma coisa com outra e nem doeu, eu não pedi anestesia.

Só que, apenas num pontinho minúsculo esecífico, eu senti uma dorzinha fininha, bem de leve, ams senti. FERROU!!!

Minha gente, eu comecei a chorar na mesma hora!!! kkkkkkkkkkkkk Claro que mantive um mínimo de classe, e nem solucei (vai que eu mem mexia e ela errava o dente... hahahaha), as lágrimas ficaram só escorrendo pelos meus olhos.

A dentista deve ter achado que eu sou louca, né? E também que estava fazendo a maior maldade do mundo comigo... Mas ela é ótima, e perguntou se tava doendo, eu disse q só naquela hora, aí eu perguntei se eu não podia tomar anestesia, e ela disse que claro! Que só não tinha dado antes, porque achou que não tava doendo, e tals.

Aí, me deu a anestesia, explicando que eu ia, agora sim, sentir a dorzinha da agulha e etc., mas eu não me importo com a agulha, não. Achei óóótimo sentir a agulha, pois sabia que, com ela, acabava-se meu sofrimento! Que, na verdade, era mais a sensibilidade aflorada, eu acho, já que não doeu quase nada, mesmo. Foi so uma micro pontada, ams suficiente preu me acabar de chorar.

E aí vocês devem estar perguntando se eu parei de chorar quando tomei a anestesia, né? CLAAAARO que não!!! Nào basta pagar mico, tem que ser um king-kong!!!

Ainda fiquei chorando até a hora em que ela disse: pronto, acabou!!! Afff, que alívio... acho que desde os 5 anos que eu não chorava na cadera do dentista, mas é assim mesmo. Quando o choro começou, e memso sem motivo eu não conseguia contê-lo, eu tive a certeza: era a tal sensibilidade gravídica...

Só para acabar a história, como eu tava acabada, com aquela cara horroroooosa de choro, e pensando que o povo tava me olhando e pensando: meu Deus, essa aí já embarangou grávida, imagina quando o menino nascer!!!, achei que merecia um afago na auto-estima, e aí fui direto pro salão, fazer unhas, sobrancelhas e, de quebra, ainda fiz uma escova básica!

Num fiquei linda, mas pelo menos fiquei com uma cara mais "limpinha", né?

PS: Antes de tomar anestesia no dentista, é importante dizer a ele que você está grávida, pois não é qualquer anestésico que se permite que a grávida use. Salvo engano, os permitidos são os que não têm (ou não são) vaso-constritores. Consulte sempre o seu médico.

6 comentários:

Fafah disse...

kkkkkkkkkkkkk Marcinha, vc é muito divertida viu! Ainda bem que depois vc foi recompensada indo ao cabelereiro, mas eu acho mesmo é que vc foi lá naquela doceria na esquina da tua casa comprar um monte de docinhos (aliás , uma delícia de docinhos né não?) bj , uma cosquinha no Guigão e um abraço pra MA.

Anônimo disse...

Oi, Marcinha!!!
Recebi o endereço do blog e adorei.
Parabéns! Ficou lindo!
Só assim para eu conseguir acompanhar esta gravidez mais de perto... E de quebra dar umas boas risadas...
Beijos para você e José Guilherme,
Luciana (de Fred).

Valentina disse...

marcia, estou tao em falta contigo. estas linda, gravida. adorei este cantinho aqui. adorei te ver , e ler a tua prosa que sempre é otima.

Márcia disse...

Fafah, nem me fale de doces... estão sendo minha perdição na gravidez! Embora não tenha engordado taaanto, o que engordei certamente foi à base de açúcar!!! Beijos!

Lu, que bom você por aqui!!! Nào deixe de aparecer! Beijos para vc e Fred.

Valentina, que surpresa boa! Bom que vc gostou do blog, eu estou sempre pelo Trem Bom, embora ausente de comentários...
Bijos!

Karla Maria disse...

kkkkkkkkkkk
morrendo de rir com o seu relato.
Beijo

Márcia disse...

Ai, Karlinha... peeense no micão!
:)
Bjos!