quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Rotina



E depois de tantos estresses mês passado pela falta de rotina, parece que agora nosso Guigão resolveu implementar a sua própria.

Como todas as mães me disseram, com o tempo as coisas vão realmente se ajeitando e o bebê passa a ter uma rotinazinha minimamente estruturada, seus próprios gostos e tals.

Com Zé Guilherme, felizmente, não foi diferente. Passados os estresses do cocô, resolvidos à base de suquinho de laranja mimo diariamente, agora ele dorme bem e, entre as comidas e dormidas, brinca que é uma beleza!

Fomos à pediatra semana passada, e nosso fofo já está com 60 cm cravados, e 6,5 kg. Ainda não está gordinho, mas como eu disse antes, está no topo da curva de crescimento, e como chegou lá muito rápido, a pediatra mandou a gente dar uma maneirada.

Assim, sempre que ele tiver fome antes de haver passado 3h da última refeição, a gente tem que oferecer água ou, no máximo, água de coco, que é para enganar o bichinho e só depois dar o leite.

Com isso, ela liberou todos os sucos de frutas naturalmente doces, como maçã, melão, melancia, goiaba, etc. Maçã ele adoooora, laranja mimo também, e goiaba ele detestou!!! Pretendo testar melão e melancia essa semana, para ver no que dá. Além disso, água, água de coco, Aptamil e peito. Pouco peito, na verdade.

É que Guigão, como eu já comentei logo que ele nasceu, é muuuito preguiçoso para comer. E pelo jeito é igual a mim: se precisar, deixa de comer para dormir! Aí, mama um pouquinho e já está de novo nos braços de Morfeu. Talvez eu devesse me estressar com isso, porém, logo que chegamos em casa uma enfermeira que trabalha com a melhor especialista em amamentação da cidade veio aqui me consultar, e ela mesma (lembrando que elas são super radicais com a amamentação; para vcs terem idéia, a médica amamentou os filhos até mais de 3 anos!) me disse que ele é extremamente preguiçoso para comer, e que não tinha muito o que fazer, além das massagens orais e tals. Disse que eu relaxasse, desse o quanto ele quisesse e pronto.

Fizemos as massagens, mas não adiantava. Hoje eu ainda consigo que ele pegue o peito, mas muito menos do que gostaria. Pelo menos sei que ele mamou direitinho até o segundo mês, e agora o peitoserve mais de lanchinho e consolo, mas não como uma refeição completa.

Estamos muito bem resolvidos na questão peital, e é isso o que realmente importa, né?

E aí, com as questões sono-cocô-comida regularizadas, desde a semana passada Guigolino é uma criança muito mais tranqüila e previsível, com uma rotina estruturada em atividades mas sem horários fixos, até porque isso seria impossível!!!

Agora ele já brinca na cadeirinha que treme (acho que é Rocking Bouncer), fica quietinho por quase meia hora no berço, vendo seus móbiles e ADORA, AMA conversar com a gente. passa muito tempo soltando grunhidos, gemidos e muitos gritinhos, e faz o que eu acho mais lindo: responde na mesma entonação ao "A" e ao "E". Para quem nào entendeu: se a gente faz "a-a-a-a-aaa", ele responde "aaaaaa", e o mesmo com o "E". E quando grita, é com força, viu? Com muuuita força nos pulmões!!!! kkkkkkkkk

Pelo que li, isso só acontece normalmente por volta dos 3 ou 4 meses, mas ele faz há umas 2 semanas, já. E se nina quando a gente coloca ele para dormir. Se a gente começa o "aaa", ele mesmo responde "aaaaa", também.

Enfim, pelo que etsou vendo, ele está se desenvolvendo bem, e acho que é um menino feliz.

A gente, pelo menos, é feliz por tê-lo conosco, e se esforça para mostrar o quanto ele é amado por todos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Marcinha

Essa geração é assim, já nascem passando a perna na gente, e qdo chegar a hora do computador, se cuide!são muito mais espertos que os meninos de antigamente! é tudo muito precoce. Olha Guigão está crescendo muito bem,lindo e sabido que só.

Anônimo disse...

Não dê suco de maça. Ele prende e muuuuuuuuuuuuuuito o intestino.

disse...

Tá crescendo lindamente seu Guigão! Acho que é bom ter um padrão de comportamento a seguir (principalmente nós mães de 1ª) mas as adaptações são necessárias né? Se tá dando certo pra vocês assim pra que estressar? Basta ver a carinha dele e seus relatos pra saber que ele é sim, uma criança feliz!
Bjos

Karla Maria disse...

Marcinha,
cheguei ai com o tempo curtíssimo pra providenciar uma lista imensa de coisas e os três dias foram muito poucos, infelizmente não deu pra encontrá-la, mas prometo que iremos brevemente e não deixarei de ir.
O Gui tá lindo, espertíssimo e daqui a pouco estará falando mamãe.
As rotinas eles criam e a gente se adapta ao que for melhor pra todo mundo.
Beijos

Márcia disse...

Fafah, eles estão mesmo chegando muuito espertos! Medo...
E menina, se vc o vir pessoalmente vai se assustar: está enorme!


Nah, obrigada pela dica! Não sei se vc acompanhou, mas Guigào tinha uma dificuldade em fazer força pro cocô, mas felizmente isso se resolveu e, acredite!, ele toma suco de maçã e NÃO tem prisão de ventre... Graças a Deus!

Rê, cadê o seu Guilherme? Vou lá ver se ele já chegou!!!

Karlinha, vou esperar sua visita memso, viu?

Beijos, meninas!

Anônimo disse...

Ai que bom, Márcia!
acompanhei sim, por isso falei da maça! alias, acompanho seu blog desde antes dele nascer hehehe

bjão! seu filho é lindo!

Anônimo disse...

Márcia, vou estar por aí no carnaval. Sim, vamo nos ver, né? Me escreve pra gente combinar. E seu Guigão tá tão alegre, dá pra ver nas fotos. E grandão, coisa fofa. Vicolito tb tá um fofo. Vai ser legal esse encontro. Bjos, JU