quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe

É fato: a propaganda daquela famosa marca de produtos inantis está certíssima: quando nasce um bebê, nasce também uma mãe.

Li quando estava grávida, achei interessante e agora, Guigão nascido e crescido e cada dia mais lindo e esperto, vejo que é assim mesmo: nasce o bebê, e com ele uma mãe.

É que, na boa, ninguém já nasce sendo mãe. Isso a gente só aprende na labuta diária, quando o neném tá ali nos seus braços e você precisa fazer alguma coisa - de trocar uma fralda a dar um banho, passando pelo "dar de mamar" e o parar de faezr chorar.

E por mais que a gente vá ouvindo o que o povo mais experiente diz - nossas mães, avós, tias, amigas, etc - é com o NOSSO bebê que a gente vai aprendendo tudo. Até porque, nào se aprende a "ser mãe", aprende-se a ser mãe daquele nosso bebezinho, né?

E isso realmente a gente consegue com a utilização completa e apurada de nossos sentidos, que ficam absurdamente atiçados em relaçào aos filhotes, e nos permitem identificar, ao menor contato - seja visual, de tato ou ouvindo algo, o que danado o nosso filho está sentindo e/ou querendo.

E depois de um tempinho, e eu especialmente notei isso mais para perto dos dois meses, fica tudo tãããão mais fácil!!!!

A gente olha, e sabe que aquele vermelhinho ao redor dos olhos é soninho. Ouve um chorinho de incômodo, e lembra que a fralda tá cheia: hora de mudar e tirar esse xixi! Uma barriguinha mais para murcha, e já está na hora do leitinho.

E o mais lidno de todos: posso passar 3 horas colocando ele para dormir, mas só tenho a certeza de que está perto de ele realmente fechar os olhinhos quando ele mesmo me avisa, e da forma mais linda possível: começa a se ninar.

Aiaiai, que é de matar qualquer um: aquela vozinha rooouca que só, desentoada que vixe-Maria, mas tão lindinha a cantoria... aí, sim, eu tenho a certeza de que o sono está perto de vencer a grande batalha!

E nisso os dias vào se passando, ele aprendendo TUUUUDOOO, e eu aprendendo a ser mãe. E vou te contar: dessa escola eu nào quero sair nunca!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Ai,ai,ai...digo eu!
Que post lindo e emocionante Márcia, você falou tudo e mais um pouco!
Um beijão, que Deus os abençoe hoje e sempreee!!!
Anonymous 1

Anônimo disse...

Nooossa Márcia..que LINDO...vc falou TUDO, me emocionei agora!! É isso mesmo que eu estou sentindo também com a Fernanda. É tão maravilhoso esse aprendizado: ser mãe...
um beijo grande,
Renata

Anônimo disse...

Eu poderia usar aquele clichê: VOCÊ NÃO EXISTE" - mas vc EXISTE...e é minha filha...e com que emoção eu leio cada frase que vc escreve sobre o JG...Também me senti assim com vc pequenina...sabia quando vc estava com fome...com cólica...de como eu vinha correndo do trabalho pra lhe dar de mamar...de como me cortou o coração ter que "desmamar" vc para poder ficar com Voinha no hospital...e hoje me emociono infinitamente quando fico olhando, sorrateiramente, você e JG...são momentos ímpares...de uma ternura inigualável...um beijo grande pra voces...
Mainnha

Karla Maria disse...

E não é que é assim mesmo?!
A maior delícia do mundo... a gente não cansa nunca de olhar, cuidar, proteger e ver cada movimento como se fosse a maior façanha da terra. rsrsrs.
Imagino a gostosura que é ouvi-lo se ninar, tem coisa melhor?
Beijo no pezinho e um cheiro no gangote (cheio de pasta d'água?)lindo desse Gui-fofo-lindo e esperto que só ele.
Bjs

Anônimo disse...

São tantas emoções...
Me emociono a cada post seu Marcinha. Sinceridade em tudo que escreve,daquele seu jeito bem simples de se fazer entender e que mexe tanto com a gente.
Todas as minhas experiencias e lembranças vejo agora descritas tambem por voce do mesmo jeitinho, o jeito mãe de ser!Muita coisa ainda vai rolar viu! bj no Guigão, cada dia mais fofo!

disse...

E eu aqui doida pra "nascer como mãe", mas meu filhotinho tá preguiçoso que só, rsrsrsr... até hoje tô aqui com o barrigão, esperando ele querer chegar ao mundo pra sentir tudo isso que você e todas as mães felizes desecrevem.
bjos

Márcia disse...

Anônimo 1, brigadinha!

E nào é, Renata? cada dia é uma vida!

Mainha, tenha certeza de que o que sou é fruto do que vc me ensinou. Amo vc!

Karlinha, cheíííssimo de pasta d'água - sabe como é, né? Gordinho suam muuuito... kkkkkkk

ai, Fafah, é uma novidade a cada hora, né? Parece q a gente aprende mesmo mais a cada dia q se passa...

Rê, aguente firme que ele já, já, chega! E vai ser A MELHOOOR coisa da sua vida, vá por mim!!!

Beijos, meninas!