quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A saga do sono...

E a luta de Zé Guilherme contra o sono continua. Agora está virando rotina ele travar essa batalha árdua contra Morfeu, e eu morro de peninha dele. Sério, ele faz um biquinho, é um choro tão sentido, que corta o coração. E quando ele fica roxo de tanto chorar? Jesus, é uma angústia só!!! Mas não podemos nos entregar!!! Imagino que uma parcela de culpa eu tenho nessa história: ele nào tem propriamente uma rotinazinha dele para seguir, o que eu acho que é super importante nessa fase, e o ajudaria bastante. É claro que ele tem uma seqüência, digamos assim, de atos que ele pratica, mas não podemos chamar isso de uma rotina. E entendam: eu não quero um cronograma, com horários rigidamente fixados e a serem seguidos, mas sim um esqueminha diário para ele, com uma quantidade regular de mamadas, horários mais ou menos similares de banho e sono, etc. E é com a convicção de que assim tudo se tornará melhor para ele, que hoje eu estou tentando começar a fixar essa rotinazinha, sem nóias, seu neuroses, sem estresses, apenas tentando. Naquele esquema tentativa/erro/acerto que permeia toda a "atividade materna". Vou me valer também da dica da Camila e da Karlinha de colocar chás calmantes na água do banho, e em último caso, se for necessário, apelar para uns mililitros de chá pela via oral, mesmo, que a pediatra recomendou - mas só em casos extremos. Sei que isso talvez nào fosse o ideal, mas ele está numa situação extrema em relação a essa luta contra o sono. Quando dorme, dorme muuuito, e bem, e pesado. Mas às vezes, até dormir... haja briga!!!! E o pior é que todos dizem que o banho acalma, né? Mas ele piora e muuuito após o banho! Dá-lhe mais e mais choro, histeria meeesmo. Vou ver se com os chás ele melhora... No mais, ontem nasceu Natália, a primeira amiguinha de Guigão. Fofíssima, lindinha, toda delicada. Parece que combinou com ele, e veio com uma boquinha super bem desenhada, também. Uma gostosura só! Passamos no hospital para visitá-la, e Guigão ficou com meus pais, na casa dele. Obviamente rolou um showzaaaaço na hora do sono, mas mainha depois colocou ele na rede, e ali finalmente ele capotou. Ufaaa!!! Tanto que dormiu às sete, veio dormindo para casa, e só acordou por volta de meia-noite. Tava cansado, o tadinho. Agora é assim, ele acaba se vencendo pelo cansaço, e não apenas pelo soninho... Espero voltar com notícias animadoras no quesito sono, e quem tiver dicas pode me mandar. Meu e-mail é o mm_bsb @ hotmail.com (sem os espaços).

5 comentários:

Anônimo disse...

Ai Marcinha, diretamente da praia da Pipa,relaxando, vendo o mar, comendo peixe, tomando aguinha de coco (oh vidão!)Relaxe Marcinha. Talvez ele sinta calor, dai chora tanto. Será que ele não gostaria de um friozinho do ar-condicionado?
ou então mamar mais um pouquinho?
bjsss de Fafah

Anônimo disse...

Amiga,

Queria poder lhe dar umas dicas, mas a Fernanda também tem essas "brigas" contra o soninho... existe um livro, a encantadora de bebês, vc já leu? ela dá umas dicas de rotina para os bebês..
bjão,
Renata

Karla Maria disse...

Marcinha,
sou voluntária numa casa de recuperação de crianças desnutridas e com muitas complicações. A diretora da casa é uma enfeirmeira (a versão de Nossa Senhora na terra, pode crer) e ela faz tudo pra medicação dos bebês ser natural, etc., tudo com muito critério.
Chá de alface, com o talo bem lavadinho é feito diariamente pra aqueles que dormem menos. Veja com o seu pediatra. O Bê tomou algumas vezes e deu super certo.
Bjs

Karla Maria disse...

Ah, o livro que a Renata recomendou é ótimo.

Anônimo disse...

Oi, querida. Comprei um livro chamado "O segredo da encantadora de bebês" e gostei muito. Recomendo. Tem muitas dicas boas, especialmente sobre como criar uma rotina com o bebê (rotina é tudo, Márcia. Como mãe de dois, posso te dizer que não é preciso ser "rígida", mas é preciso, sim, observar os horários dos pequenos e tentar ter alguma previsibilidade na vidinha deles. Ajuda bastante o quesito sono). Bjos, Ju