terça-feira, 22 de julho de 2008

Máfia

Calma!!! Não se assustem com o título do post...

Na verdade, ele se refere a uma coisa referente à maternidade que meio que me irrita: as tais lembrancinhas de maternidade.

É que, na minha modesta e personalíssima opinião, até as mais usáveis lembrancinhas são meio inúteis. Ou, se não o são, isso também não muda nada: tirando os pais do bebê, os avós e aquelas tiazinhas de 80 anos, praticamente NINGUÉM vai guardar aquela coisinha fofa que te tirou uma pequena fortuna do bolso...

Porque, na boa... Quem é que vai pegar um chaveirinho com cara de boneca/flor/ bichinho/qualquer coisa cuti-cuti e colocar nas chaves de casa e de carro, substituindo, assim, aquele chaveiro suuuper clássico e discreto, ou aquele "de estimação"?

E lápis com tulipas na ponta, alguém vai levar para a reunião com o chefe?

Não vou nem dizer que você não vai colocar aquele porta-retrato coma foto do filho do tio da prima de sua amiga com 3 horas de nascido em cima de sua mesa de trabalho, né? Nem tampouco vai colocar a tal fotinho 3X4 com borda psicodélica-multi-colorida em cima da mesa de fotos chiques que você tem em casa, com porta-retratos de couro e, quem sabe, até de cristal... Não, você não vai fazer isso.

Enfim, eu sei que tem muuuitas outras coisinhas que o agora inventa, mas mesmo assim a maioria é lindinha, fofinha, delicadinha... e inútil. Ou até é útil, como deveriam ser os chaveiros, mas como eu disse antes, dificilmente o povo coloca a utilidade em prática.

Dentro deste meu pensamento, inicialmente eu resolvi que não faria lembrancinhas "de guardar" para o nascimento de José Guilherme. Mas, como eu mencionei no primeiro parágrafo, o assunto "lembrancinha" é uma verdadeira máfia, e se você pensa em não dar nada, é vista como alguém sem coração, que não vai dar NAAADA para as pessoas se lembrarem do nascimento de seu flho tão amado e esperado - mesmo que você tenha preparado 300 lembrancinahs "comestíveis" - geralmente os bem-nascidos, trufas ou macarons.

Some-se a isso o fato de que você - ou eu, pelo menos, fico pensando que quando Guigão crescer e for olhar as fotos e demais coisas de quando ele nasceu, inevitavelmente vai perguntar pelas tais lembrancinhas. E aí, eu vu dizer o quê??

- Ah, filho, comemos todas!
- Ah, filho, tá aqui, congelada, mas a cor desbotou totalmente (e ele dizendo que isso está horroroso!)
- Ah, filho, tá aqui guardada, mas você não pode comer, afinal faz tantos anos, já...

Enfim, eu fico pensando que o pobrezinho vai ficar tristinho se nà vir as lembrancinhas de quando ele nasceu, etc, etc, etc...

E assim, cedendo à máfia das lembrancinhas - mas com m mínimo de noção e sem gastar os tuuuuubos de dinheiro, eu hoje encomendei as lembrancinhas que serão entregues a quem visitar Guigão, quando ele nascer.

Não vou divulgar, ainda, o que será. Vai ser algo "relativamente" útil, simples mas muito, muito lindinho. Tem a ver com o tema safári, também, e estará tudo pronto no final de agosto - para não ter problemas com a data de nascimento!

Mas o fato de entregar lembrancinhas não-comestíveis, obviamente, não me fará não entregar embrancinhas comestíveis!!!

Assim, além das lembrancinhas "da máfia", disponibilizarei, também, trufas, bem-nascidos e um bocado de docinhos delicioooosos, que serão feitos pela mesma pessoa que fez os do meu casamento.

Ah, e terá também o bolo confeitado (de noiva), que é super tradicional aqui em Recife e que também terá tema safári.

Aguardem os próximos capítulos - e as outras máfias que envolvem a maternidade...



Para não perder o hábito, foto bem fresquinha, tirada na quinta-feira passada (17/07), quando eu estava com 23 semanas e 2 dias de gravidez, no lançamento de mais um livro de Marco Aurélio (desta vez em co-autoria)

12 comentários:

Karla Maria disse...

Desse jeito nós vamos fazer fila pra visitar o Gui. rsrsrs
Nem me fale em lembrançinhas, no nascimento, batizado e aniversário é uma dor de cabeça decidir.
Lembro que as do batizado do Bê vieram de Caruaru. Encomendei uma escultura de barro com o padre, madrinha e criança numa pia batismal e a maioria chegou quebrada.
Beijo

Fafah disse...

Marcinha querida
Tenho várias lembrancinhas grudadas em minha geladeira, cada uma mais bonita que a outra e que não me desfaço de jeito nemhum mesmo.Tua idéia de bem-nascidos tb é boa. (delícia, bem fofinhos!)Lembra daquela caixinha de acetato que a Tatu fez outro dia? Que tal?
bj

Unknown disse...

Márcia,
tomei um susto quando vi sua barriga!! Já tá bem grandinha!! Vc tá linda! Concordo com vc sobre a inutilidade de algumas lembrancinhas,mas confesso que sempre guardo! kkkkk
Ah.. e a chave do meu quarto é uma lembrancinha muito fofis..
beijão e muuuita saudade,
Caty

Márcia disse...

kkkkkkkk
Oba, dona Karla!!! venha mesmo!
Uma das coisas que tb me fizeram optar por coisas mais smpls na maternidade foi exatamente lembvrar q depois tem batizado e aniversário, e se vc coloca muuuitas coisas na festa anterior, o povo cria ALTAS expectativas para a seguinte - e a', vai ter q ter escola de samba na fsta de 1 ano!!!!

Fafah, sério que vc guarda? Pois eu, em regra, não junto... Eu vi a caixinha fofa da tatu, ams agora já encomendei tudo, incluindo-se lembrancinhas comíveis e não-comíveis... hehehehehe

Caty, a única q tenho guardada é um chaveirinho tb, mas ele fica no porta-chaves, quietinho... kkkkkkkkk
Se vc vier aqui no fim de semana liga, para a gente tentar marcar algo!

Beijos, queridas!!!!

Karla Maria disse...

Marcinha,
mais um blog pra vc que recomendo:
http://mamiferas.blogspot.com/
Bjs

Márcia disse...

Karlinha, adorei blog!
Aliás, ele e o dos filhos das autoras, tudo ótimo!!!
Valeu por mais essa dica!
Bjos!!!

Yara disse...

Lembrancinhas comestíveis são ótimas: quando meu sobrinho nasceu, para os adultos era um ursinho de biscuit e para as crianças era um pirulito de chocolate em formato de urso também. Pedi pelamor pra me deixarem trocar o biscuit pelo pirulito, hohoho. Muito mais legal :o)

Beijos pra vocês!

Yara
www.uiaqui.blogger.com.br

Márcia disse...

Yara, eu tb prefiro as de comer, e por isso farei dos 2 tipos...
:)
Beijos e seja bem vinda por aqui!

Anônimo disse...

Oi, Márcia. Valeu pelo comentário lá no Barrigão! Seja bem vinda! Olha, em relação às lembrancinhas, eu penso como você. Quando Gutão nasceu, eu distribui apenas medalhinhas de Sto Expedito, de quem sou devota, e uma fitinha, tipo Senhor do Bonfim para os mais chegados, onde estava escrito "2004 é um ano de sorte: o Augusto chegou!". Para as visitas de maternidade, rolou um saquinho com ovinhos de Páscoa, já que Gutão nasceu pertinho dessa data. Pro Vicente, eu mandei fazer pão de mel e igualmente vou "adornar" com medalhinhas. Para os da família, mandei fazer uma canequinha de café com o desenho do menininho que está no quadrinho da porta dele. Ficou fofa! E os avós certamente vão babar! Se quiser espiar como é isso olha lá no site www.mugs.com.br
Beijos!!!

Márcia disse...

Ju, é mesmo uma máfia, né?
Mas a gente acaba cedendo - como aliás faz com quase tudo relacionado ao bebê!!!
Obrigada pela visita, apareça!
Beijos!

LOL blog disse...

Vizinha, parabéns, sua barriga está linda! Também estou grávida (10 semanas) . Essa história das lembrancinhas é fogo mesmo, ainda não comecei a pesquisar pois deixarei para fazer isto quando souber o sexo. Aparece lá no meu blog também - www.gabiguedes.com.br. Beijo e felicidades para vocês!

LOL blog disse...

Ah, desculpa Márcia, só para te situar, sou tua vizinha do 903. Gabriela e Pedro. Beijos