segunda-feira, 18 de maio de 2009

Higiene de bebês

Pois é, como vocês puderam ver, a matéria abordou o tema da higiene com os bebês, mais especificamente em relação às mães de primeira viagem.

Claaaro que eu falei muuuito mais coisa do que eles publicaram, até poque sou mesmo verborrágica, mas o sentido da coisa ele pegou.

E aí que, conversando com amigas minhas sobre a matéria, eu vi que tem de tudo, viu? Gente suuper estressada e gente suuuper desencanada. Como acho que nenhum dos extremos faz bem, eu vou seguindo tentando equilibrar os dois lados da balança, mas muitas vezes ele pende prum lado, depois pro outro, e assim vai.

Às vezes faço de um jeito e, quando falo com uma amiga, ela faz com muito mais cuidado, e eu acho que devo seguir. De outras vezes, faço num esquema bem estresse-noiadinho, e vem uma amiga, ou minha mãe, ou fulaninho e me mostra um jeito beeem mais simples, descomplicado, facinho. Na hora que eu aceito a sugestão, claro!

Para facilitar, e quem sabe futuramente ou quando eu tiver outro(s) filho(s), vou colocar aqui o que eu faço em termos de higiene e limpeza com Guigão, até mesmo porque tenho outras amigas e conhecidas grávidas e tentantes que, de repente, podem se "inspirar" aqui:

- Todas as mamadeiras, bicos, tampinhas que evitam a saída do leite e tampas efetivamente são esterilizados, depois de terem sido lavados com detergente do neutro. Comprei 2 caldeirões só para isso, e fazemos isso todos os dias. Na lavagem eu eu uso uma esponja que é só dele, e aquelas escovinhas próprias para mamadeiras, inc;usive eu prefiro daquelas mais baratas, de antigamente, que são beeem compridas. Inicialmente eu lavava com sabão de coco, mas uma vez provei a água dele e achei que tava com gosto de sabão de coco, então resolvi mudar e tudo bem;

- A água do banho dele desde o primeiro banho e até o umbigo cair era mineral fervida, ou seja, saía do garrafão, era fervida e depois usada. Depois que o umbigo caiu, passei a usar água chuveiral, mesmo, morninha, e graças a Deus ele nunca teve problemas com isso. Hoje até toma banho com a gente no chuveiro grande, e adooora o chuveirinho na barriga!;

- A água que ele bebe é a mineral fervida, e quando ela esfria eu coloco dentro de um garrafão de 5 litros que também é só dele. Aí, para nào carregar esse peso, a gente vai enchendo "sub-garrafas" com essa água, e usa até quando der, em média uns 4 ou 5 dias. Mas confesso que muitas vezes uso água direto do filtro, pois minha prima (1 ano e seis meses) nunca tomou água fervida, e nunca teve problemas por isso, ao contrário de minha afilhada (são irmãs), cuja água minha tia ferveu até não sei quando! Aí, em regra eu uso a filtrada e fervida, mas às vezes uso apenas filtrada;

- A comida dele é feita em panelas de ágata que, novamente, são só dele. Usamos a água filtrada, sempre, e as verduras beeem lavadinhas, é claro! Poderiam/deveriam ser orgâncias, mas nem sempre coincide de ter tudo o que eu quero orgânico, no dia em que eu quero, e aí a maioria é da "normal", mesmo;

- Ele tem um mixer só dele, que eu uso para fazer sucos e sopinhas. meus pais me deram no Natal, e eu resolvi usar só para ele, já que Fafah me alertou que a pediatra dela sempre dizia que liquidificador podia juntar muitas bactéria,s aí, na dúvida, eu separei o mixer só para ele. mas nada neurótico, quando preciso também uso o liquei, mesmo, tipo em casa de parentes ou se for urgente e o mixer tiver acabado de ser usado;

- Eu não esterilizo as colheres que ele usa, lavo só com sabão normal. É que algumas são de silicone, esterilizei uma vez e entortaram... Precisa???

- As roupinhas dele eram lavadas até os seis meses apenas com sabão de coco, tanto em barra quanto líquido. Agora que ele está um rapaz, já usamos OMO Baby e Fofo também, para dar um cheirinho melhor, né?;

- O quarto dele é (obviamente!) limpo todos os dias. Logo que nasceu, nào passávamos produtos que têm cheiro, mas agora já passo normalmente, e uso com cheirinho de bebê (salvo engano, é Ajax o nome);

- Os brinquedos deveriam ser lavados todos os dias, mas sinceramente eu nào tenho paciência, e nem eles secariam nessa cidade que é mais úmida que o oceano!!! Assim, lavamos s que caem no chão e os demais, vamos revezando as lavagens - normalmente ou quando estào sujos, ou quando lembramos que faz tempo que nào lavamos, ou quando Guigão suja eles de comida.

Ai, achoq ue por enquanto deu, né? mas eu tenho muuuitos outros assuntos de bebês para tratar, e quem fizer algo diferente aqui, conte para a gente debater, né?

E para finalizar, aqui estão outras das 87.000 fotos tiradas pela fotógrafa e que obviamente não foram publicadas no jornal - mas que mostram toda a fofurice sem fim de Zé Guilherme pra vocês aqui do blog.









PS: Fala sério, deviam ter publicado a do meio, né? Com esse sorrisão liiindo!!!

8 comentários:

Roberta disse...

Nossa Marcia, vendo o que voce faz eu me sinto a mãe mais descolada do mundo. Só fervi a agua da Bia até os 6 meses, assim como a esterilização das mamadeiras. A comida dela é feita nas mesmas panelas que a nossa. O banho dela desde o primeiro dia foi chuveiral mesmo. Isso é coisa minha, fiquei sem nóia nenhuma, se o povo que não tem condição nenhuma sobrevive, porque minha filha não? Essa foi a minha filosofia e parece dar certo até hoje, ela com 8 meses firme e forte sem nem um narizinho escorrendo...Um beijão pra vocês e muito lindas as fotos, concordo contigo quando diz que a do meio devia ter sido publicada. Um beijo

Eli disse...

Marcia querida que sorriso é esse desse querubim?! Minha vontade é pegar e apertar e não desgrudar mais, que coisa mais linda!

Olha eu sou meio desencanada também o rapha sempre esteve com poucas roupas mesmo no frio, pés nos chão e tudo sem muita frescuras e neuroses e hoje ele quase não pega resfriado, gripes e tals. Não posso afirmar nada, mas de uma coisa tenho como certo, devemos sempre seguir nosso coração de mãe.

www.saboresdalica.blogspot.com

Fafah disse...

As fotos são lindas mas gostei tambem a da reportagem. Ele tá fofinho demais gente! Concordo com os comentarios anteriores, fui muito neurótica nos primeiros filhos, mas depois me curei nos seguintes.Um "chêro" nesse fofo!

Clau disse...

Márcia, vc e guigão estão lindosss de mais.... Como ja falei não temos filhos ainda, mas você é um exemplo, é muito legal essas dicas que vc divide com seus leitores...

Um beijo

disse...

Oi Marcia!
As fotos estão lindassssss demais, mas essa do meio é de babar mesmo!!!
Qto a higiene eu sou bem desencanada viu? Cuido para que tudo esteja limpo, mas sem muita frescura, meu bichinho ainda só mama no peito então ainda tá tranquilo....
Bjos

Márcia disse...

Roberta, já ouvi dizer msm que só precisa esterilizar até 6 meses, mas acho q vou manter até 1 ano... Nóiazinha minha, sabe? kkkkkkkkkk
Acho q o bom é assim, cada um sabe achar seu ponto de equilíbrio, e ninguém se martiriza com o q os outros pensam, né memso?

Lica, tb acho q deve ser assim! estou te devendo um presente, espere que um dia chega!!!!
Desculpa!!!

fafah, vc foi absolvida pq eles foram prematuros!!! ;)

Tatá, obrigada! Espero q um dia algo aqui possa te ajudar. Ah, brigada pelo lindos!!!
:)

Rê, desencanar é seeeempre a melhor pedida!

Beijos, queridas!!!

Karla Maria disse...

Marcinha,
só agoro li esse post e vi o quanto o Gui cresceu e tá cada dia mais lindo.
Milhares de beijos nesse pezinho fofo.

Anônimo disse...

Márcia,
Menina, essas fotos estão um arraso...o Guigão está um verdadeiro top model!!! Lindo demais! E que sorriso é esse...a Nandinha gamou!!!
bjs e parabéns amiga!!
Renata