segunda-feira, 8 de junho de 2009

Licença maternidade

Pois é, depois de 6 meses eu finalmente voltei ao batente. Primeiramente devo esclarecer que já foi uma maravilha ser servidora pública e ter essa garantia de 6 meses, em vez dos 4 "normais".

Segundamente, pessoa prevenida que sou, não tirei férias ano passado e usei mais esses 30 dias seguidamente à licença, de forma que no fim das contas eu fiquei 7 meses em casa, única e exclusivamente à disposição de Zé Guilherme.

Confesso que a ideia de voltar a trabalhar e não estar mais 24 horas com ele muito me afligia, como imagino que aterrorize qualquer mãe. Porém, não posso ser hipócrita e dizer que abominava a ideia de voltar a trabalhar. Eu sei que deve estar todo mundo me achando louca com isso, mas deixa eu explicar.

É que quando a gente está de licença maternidade - ou pelo menos quando EU estava (essa é a minha visão pessoal) - acha mesmo que tem que estar 120% do tempo com o filho, afinal, a gente está liberada do trabalho e "é paga" para isso, né?

Então o que acontecia é que, se eu tivesse que fazer qualquer outra coisa que demandasse não estar perto dele, pronto: lá vinha a dona culpa se aboletar na minha cabeça! Ôu, Jesus!!! Só conseguia pensar que tinha que estar com ele, tinha que voltar logo, etc e tals... Por outro lado, às vezes eu ficava com ele e pensava nas demais coisas a resolver. Aí, acabava ficando meio noiadinha, né?

Por isso é que, se de um lado eu estava sem querer me separar dele e voltar a trabalhar, por outro eu achava que seria importante ter aquele tempo específico em que eu estaria longe dele, porque aí eu realmente me concentraria nas outras coisas nesse tempo, e quando estivesse com ele, estaria SÓ com ele, sem pensar em qualquer outra coisa que fugisse do tema Guigão.

Passada a fase teórica, vamos à prática: voltar a trabalhar é ruim, memso, mas não é o fim do mundo! Hahahahahahaha

Claro que há fatores contribuíram para que eu achasse isso, em especial dois:

1 - eu posso ser tudo, menos uma mãe que quer que o filho viva em torno de seu (dela) umbigo. Meu filho sabe exatamente quem eu sou e que pode contar comigo para absolutamente tudo, mas ele também sabe que está seguro, por exemplo, com o pai e com os avós, já que nestes 7 meses ele conviveu bastante com nossos pais. Assim, quando eu saio para trabalhar ele em regra fica na casa de mainha e tb tem dia na casa de minha sogra, e com isso ele sente saudades minhas, mas não se sente "abandonado". E a babá vai junto também, claro!

2 - Meu trabalho me permite uma flexibilidade bem razoável, permitindo inclusive que eu vá apenas um expediente (ainda que às vezes precise trabalhar em casa à noite, mas faço isso quando ele já está dormindo), então levando em conta a disponibilidade de mainha e minha sogra, fixei que trabalharei todas as tardes, e aí passo a manhã toda com ele, o que já é muuiito legal.

E assim é que eu voltei à ativa e Guigão entrou numa nova rotina. Faz apenas uma semana, é cedo para dizer que já estamos todos 100% adaptados, mas eu creio e tenho fé de que vai dar tudo muito certo!

No fim das contas eu consigo trabalhar bem, mooorro de saudades dele durante a tarde (e me controlo para nào ligar muito qdo ele está "de folga de mim") e encho bem muito ele de beijos quando vou buscá-lo. E não abro mão de colocar ele para dormir, pois é mais um momentinho especial do dia, né?

E assim vamos indo, como todas as pessoas normais fazem.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ei. Guãozinho...Mainha pode nem estar adaptada ainda...mas nós já estamos né? kkkkkkkkk
xeiros
Vó Rita (e hoje é dia de farra...vamos terminar juntos a decor junina, visse?)

Anônimo disse...

Corrigindo.......Gãozinho...ehehehhehe

Karla Maria disse...

Marcinha,
a felicidade de ter pais, sogros e família perto é uma bênção que facilita a vida de todo mundo e a flexibilidade do seu trabalho tb ajuda pra caramba. Menina, não tenho dúvida que vc vai tirar de letra.
Sorte procês.
Bjs

Márcia disse...

Hum, essa avó caduca aí... sei não! Mas a decor junina está um charme, visse?
Bjos!

Karlinha, realmente tudo ajuda e conspira a favor, mesmo. Por enqto tem funcionado...
Bjos!

Fafah disse...

primeiro, como eu sei que vc só vai aparecer por aqui depois de São João (eita!!!), desejo uma boa
festa pra família, pro Gãozinho pituco vestido de matuto, com painho vestido idem, e cuidado com a fumaça dos fogos e da fogueira viu! e segundo uma abraço pro MA!
( 4 X 2,, uia!)
Viva São João!

BETA FERNANDES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BETA FERNANDES disse...

Oie Marcia, eu volto à ativa no dia 03 de agosto, quando a minha pequena Laís terá apenas 4 meses
:-(

Estou super ansiosa com isso e rezando mesmo para que tudo corra bem. Mas graças a Deus eu também conto com o apoio integral da minha mãe e minha sogra isso deixa o nosso coração bastante aliviado mesmo...

E vamos em frente..

Beijos e fica com Deus

Márcia disse...

KKKK
mas Fafah, eu estou mesmo desacreditada, né?
Pois só ara lhe contradizer, aqpreci aqui!!! kkkkkk
Bjos!

beta, é menos mal do que parece, mas memso com todo o amor de todos, eles morrem de saudades da gente, visse?
Bjos!