terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz Natal!

People, people...

Andei sumida esses dias porque realmente não acessei o computador desde sexta.

É que na sexta Guigão teve uma meeega crise antes de dormir, e passei o dia e a noite de vigília com ele. Ou melhor, passamos, porque MArco Arélio também tava aqui e uma hora a coisa tava tão trash que "pedimos penico" e ligamos para Mainha, que vestiu a capa de super-vovó e veio nos acudir.

Porém, foi no meio dessa tumultuada sexta que a gente se deu conta de que estava diagnosticando errado o problema de Guigão.

Na verdade, ele nào dá problema para dormir quando está no normal dele. Ele dá problema para dormir quando perde o timing dele, e em 99% das vezes isso ocorria quando? Na hora do cocô!!!

Ele infelizmente não é tranqüilo nesse aspecto, não. Chora, se contorce, se remexe, lamuria, geme... é um processo muito estressante para ele. Pior: muitas vezes nào sai! Pior ainda: ele às vezes acordava no meio do soninho gostoso, só para fazer cocô e... não conseguia!

Resultado: Guigão mega estressado, pois tinha perdido o sono e nào conseguia voltar a dormir. O sono acumulava, e aí já viu!

Depois de identificarmos isso, falei com a pediatra e ela liberou suquinho de laranja mimo do céu. Santa providência, Batman!!!! Ele agora está dormindo como um anjo, fazendo "suas necessidades" sem estresse e o bônus: AMOOOOU o squinho!!! Se desse suco em todas as refeições, acho que ele ia mesmo preferir!!!

Eu pretendia ir exclusivamente no peito até os 6 meses, mas desde a maternidade que ele tomou complemento, e em casa não foi diferente. Meu peito tem leite e obviamente não é fraco, que isso não existe. Mas não é suficiente para aplacar a fome dele, que é cada vez mais voraz, graças a Deus.

E hoje ele foi visitar a futura namorada, Natália. Tão fofinha, minha gente... Toda delicadinha, principalmente quando colocada junto dele, que já é mais velho e tá essa coisa gordinha e gostosíssima, né? Ao que parece, ele gostou da pretendente, mas gostou mesmo foi da sogra... kkkkkkk Eu desconfio que é porque sentiu um certo cheiro de leite "peital", muito familiar...

No domingo, ele recebeu a visita de tio Léo e tia Ilana, e provando que é um menino dado e sociável, comportou-se muito bem no colo deles. Cochilou um bocado!

No mais, estamos nos preparando para ir para a casa de vovó Rita e vovô Fred amanhã, que o Natal vai ser lá. Vão todos ficar juntos, minha família e a de Marco Aurélio, como de costume, e a farra promete ser grande! Voltamos com fotos assim que der.

Ah, tem mais vídeos no youtube, hein? Delícia esse meu Guigão, vejam lá!

Beijos a todos, e nossos sinceros votos de um FELIZ NATAL, com saúde e amor no coração.



Tia Ilana e tio Léo - que já disse que vai acompanhar meu pai e eu nos jogos do Sport.



Chega aqui perto, gatinha... Guigão e Natália, juntinhos desde sempre.


FELIZ NATAL, GALERINHA!!!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Sono, vídeo e foto

E continuando a saga do sono, preiso primeiro agradecer às queridíssimas amigas que vieram aqui me dar as preciosas dicas: OBRIGADA, MENINAS!!! Eu já conhecia o livro da Encanadora de Bebês, só que o que eu tenho é o segundo, cujo título é "A Encantadora de Bebês Resolve Todos os Seus Problemas", que fala de bebês e de crianças também.

Como adoro o segundo livro, e todas vocês recomendaram o primeiro livro dela (que imagino seja só sobre a rotina EASY), aproveitei que a Saraiva está com frete grátis e o livro está uns R$ 20,00 mais barato, e comprei logo.... kkkkkkkkk Junto com o livro da Nigella, virou presente de Natal de mim para mim mesma!


Ontem, como eu havia dito, dei chá de camomila a Guigão. Fraquíssimo, beeem fraco mesmo, e ele por incrível que pareça, aparentou ter gostado. Não sei se foi a fome que ajudou, também... hehehehehe

Mas o fato é que ele tomou quase tudo, e dormiu beeeem mais tranquilinho à noite. Não teve esperneio e aperreio antes de pegar no sono. Aí, dormiu até as 20:30, depois acordou às 24h e às 3h. Esses acordares dele eu preciso ajeitar (já estou tentando seguir as dicas da encantadora, embora saiba que esse período de festas é complicado, pela agitação e falta de padrões em alguns dias), mas não incomodam. O que incomodava era a aflição dele PRÉ-SONO! E essa, pelo jeito, melhorou muuito com o chá - que aliás também entrou na água do banho, numa aromaterapia chiquérrima!!!!

Agora é testar a camomila no banho e na amadeira por um tempo, e ver se ele se acalma naturalmente cm o passar dos dias... Aguardem cenas do próximo capítulo!

Enquanto isso, aviso que como colocar vídeo aqui é quase impossível, coloquei os víedos dele no youtube. É só pesquisar pelo meu nick (marciamaria13), que aparecem vários vídeos dele. preciso aprender a colocar a máquina numa posição melhor, mas por enquanto vão se divertindo com o que tem por lá, certo?

E para finalizar, fotinho dele, que ninguém é de ferro e todo mundo adoura:


Fazendo biquinho...


Mais bico (o povo aqui ama meus biquinhos, fazer o quê...)


E abrindo um sorrisão na rede, ao lado de vovô Fred (pensem que eu AMEI essa estória de rede... super relaxante!)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A saga do sono...

E a luta de Zé Guilherme contra o sono continua. Agora está virando rotina ele travar essa batalha árdua contra Morfeu, e eu morro de peninha dele. Sério, ele faz um biquinho, é um choro tão sentido, que corta o coração. E quando ele fica roxo de tanto chorar? Jesus, é uma angústia só!!! Mas não podemos nos entregar!!! Imagino que uma parcela de culpa eu tenho nessa história: ele nào tem propriamente uma rotinazinha dele para seguir, o que eu acho que é super importante nessa fase, e o ajudaria bastante. É claro que ele tem uma seqüência, digamos assim, de atos que ele pratica, mas não podemos chamar isso de uma rotina. E entendam: eu não quero um cronograma, com horários rigidamente fixados e a serem seguidos, mas sim um esqueminha diário para ele, com uma quantidade regular de mamadas, horários mais ou menos similares de banho e sono, etc. E é com a convicção de que assim tudo se tornará melhor para ele, que hoje eu estou tentando começar a fixar essa rotinazinha, sem nóias, seu neuroses, sem estresses, apenas tentando. Naquele esquema tentativa/erro/acerto que permeia toda a "atividade materna". Vou me valer também da dica da Camila e da Karlinha de colocar chás calmantes na água do banho, e em último caso, se for necessário, apelar para uns mililitros de chá pela via oral, mesmo, que a pediatra recomendou - mas só em casos extremos. Sei que isso talvez nào fosse o ideal, mas ele está numa situação extrema em relação a essa luta contra o sono. Quando dorme, dorme muuuito, e bem, e pesado. Mas às vezes, até dormir... haja briga!!!! E o pior é que todos dizem que o banho acalma, né? Mas ele piora e muuuito após o banho! Dá-lhe mais e mais choro, histeria meeesmo. Vou ver se com os chás ele melhora... No mais, ontem nasceu Natália, a primeira amiguinha de Guigão. Fofíssima, lindinha, toda delicada. Parece que combinou com ele, e veio com uma boquinha super bem desenhada, também. Uma gostosura só! Passamos no hospital para visitá-la, e Guigão ficou com meus pais, na casa dele. Obviamente rolou um showzaaaaço na hora do sono, mas mainha depois colocou ele na rede, e ali finalmente ele capotou. Ufaaa!!! Tanto que dormiu às sete, veio dormindo para casa, e só acordou por volta de meia-noite. Tava cansado, o tadinho. Agora é assim, ele acaba se vencendo pelo cansaço, e não apenas pelo soninho... Espero voltar com notícias animadoras no quesito sono, e quem tiver dicas pode me mandar. Meu e-mail é o mm_bsb @ hotmail.com (sem os espaços).

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Cólicas? Arrggghhhh!!!!

Antes de tudo: o blogger me sabota, viu? Poxa, faz uma eternidade que tô aqui tentando responder os comentários do post anterior, e nada de ele aceitar! Saco! Eu tiro as letrinhas de verificação, e o trem continua péssimo!!!

Já que os comentários não me aceitam, deixa eu dar um recado aqui: Anônima que quer informações sobre Recife: me mande um e-mail (mm_bsb @ hotmail. com - sem os espaços!). Terei o maior prazer em falar tudo!!!

Voltando à programação normal... quer dizer, nem tão normal, pq o blog tava paradinho essas 2 'ltimas semanas, né? Mas retomaremos o ritmo, prometo!!!

E como prometido, falemos sobre as tão temidas cólicas! Aliás, falemos sobre as cólicas DO MEU FILHO, já que eu só entendo mesmo (e muito pouco) das dele, e nào sou médica nem ninguém apta a falar "seriamente e tecnicamente sobre o assunto".

Pois é, quando estava prestes a completar seu primeiro mês, Guigão começou a sofrer com as terríveis cólicas.

Nem demorou para que eu mesma pudesse diagnosticar: o choro é muuuito alto, chato mesmo, a carinha dele é de puro sofrimento, de dar muita peninha, as perninhas se contraem seguidamente e ele fica vermelhão, quase roxo. Enfim, tudo o que os livros, sites e demais referências sobre o assunto indicam como sintomas de cólicas, ele apresentou. Não foi difícil saber qe eram elas chegando... Além disso, a crise, se é que podemos chamar assim, era sempre no fim da tarde, o que também é tido como um sintoma.

Pois bem, munida de toda a paciência do mundo - e acreditem, ter filho faz milagres por uma pessoa, pois eu sou a pessoa mais IMpaciente do muuundo!!! - fiz todos os procedimentos naturais: massagem, exercícios com as perninhas para soltar os gases, bolsinha de água morna. Nada resolveu!!!

Aí, tive que apelar para a médica dele, que prescreveu o seguinte: quando tudo isso nào funcionar, dar Luftal (1 gota por quilo do bebê), depois um banhozinho morno e relaxante e, se mesmo assim depois de +/- uma hora nada adiantar, apelar pro Tylenol, mesmo (na mesma proporção de uma gota por quilo). Ufa!!! Santos remédios, Batman!

Além disso, mudamos tambémo leite que ele toma como complemento: em vez de Nam 1, agora ele toma Aptamil 1. Nooossa, fez uma super diferença, viu??? Até o arroto ficou diferente. O Aptamil é mais ralo, nã sei se é aí qe está a diferença, só sei que com essa alteração ele parou totalmente de ter cólicas!!!

Em relação à minha alimentação, eu parei um tempo de tomar café, comer chocolate e tals, mas eu já tava fazendo isso antes das cólicas, e voltei a tomar meu café com leite de manhã e nada mais aconteceu a ele, de maneira que, pelo menos aqui em casa, a limentação não influenciou muito, não. E também depois que ele já não tava mais com cólicas me indicaram um produto natural, chamado Funchicória, mas nem deu tempo de eu testar, felizmente!!!

Para saber mais sobre as cólicas, clique AQUI.


E agora, passado o estresse das cólicas, a única coisa que ele tem que não é absolutamente perfeita e apaixonante é a dificuldade que ele mesmo se impõe para dormir. Jesus!!!! Pense que o menino briga com o sono até as últimas conseqüências! mas assim, últimas meeeesmo, de gritar muuuuuuito de tanto sono.

Ainda bem que a primeira vez que ele fez isso foi exatamente na médica, porque se tivesse sido em casa, eu ia achar que ele tinha tomado choro. Mas não tomou, graças a Deus era só sono, mesmo.

É um choro seco, sem lágrimas, alto demaaais, insistente, e que nào para nem com peito, nem mamadeira, nem carinho, nem nada!!! Sempre vem depois de ele lutar contra o sono e nào se entregar, normalmente quando ele passa mais de 3 horas acordado (o normal e desejável nessa idade é por volta de uma hora/uma hora e pouco, pelo que tenho notado e lido).

Aí, vocês perguntam: sim, fofa, mas e o que danado fazer quando esse choro chato é de sono, e o bebê não dorme?

Bem, com ele eu tenho feito o que a médica ensinou (mas pelo menos com Guigão, só serve quando ele está beeem cansadinho e no ápice do sono): coloco ele no berço de bruços (bumbum para cima), coloco o ossinho do dedão dele para ele chupar (quando ele pega a chupeta, ótimo, mas normalmente nessas horas ele repele a chupeta) ou então meu dedo mindinho (esse exige manobras arriscadas, já que ele está deitado de bruços), mexo bastante no bumbunzinho dele e canto musiquinhas de ninar. Pronto! Essa posição + bumbum mexendo + alguma parte da mã na boca = sono pesado em 3 minutinhos!!!

Nào sei se isso funciona para todos, mas para mim tem sido um ótimo remédio, e inclusive muuuuito utilizado, já que Guigão agora tem esses ataques de "eu-não-quero-dormir" de forma frequente...

Mas enfim, isso faz parte, né? Nada que paciência e carinho nào resolvam, e isso ele tem de sobra da família toda!!!

E como aqui tudo são flores, ao contrário do ditado, fotinhas do primeiro mesversário dele, qe teve como tema o Ursinho Puff. Não tive tempo de sair e comprar nada, mas minha mãe, que é super jeitosa e adooora uma farrinha, trouxe todo o kit da festa, e no fim foi tudo liiindo demais!!! Já estamos pensando no tema do segundo!!! kkkkkk

Foi só para os pais e avós - festa para convidados, só a de um aninho! - e embora infelizmente meu pai e o padrinho de Guigão nào tenham podido comparecer por razões de trabalho, foi bem animada, começando com um cocozinho básico feito por ele bem na hora da festa, que vazou tudo, melou ele e o papai e ainda impediu todo mundo de tirar foto com a roupa da festa, que precisou ser substituída imediatamente!!!

Daí eu me pergunto: e nào é exatamente aí que se encontra a maravilha de termos um bebêzico fofo em casa? ter tantas histórias e momentos para viver, contar e se divertir? Eu acho que é, sim, e isso não tem Master*card que compre, viu? Ô delícia!!!

No mais, estamos hoje na contagem regressiva para o nascimento, daqui a pouco, de Natália, a amiguinha de Guigão que acompanhou toda a nossa gestação, e nós a dela. Depois a gente conta como ela está!

Finalizando, fotos do primeiro mesversário, para deleite de todos!









quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Na casa dos avós pode tudo...

Esse é o ditado mais certo, viu? Ô galera para mimar Guigão são esses tais desses avós...

Tanto os meus pais quanto os de Marco Aurélio capricharam nas recepções para Guigão em suas casas - sim, naSSS no plural, já que ele adora uma farra e já foi para a casa de ambos mais de uma vez! Tão pensando o quê??? O negócio dele é fosquetar, passear, se divertir!

E assim ele já tem duas casas auxiliares, além da nossa. Diz a babá que ele vai virar para mim e dizer "hoje eu quero ir para a minha outra casa", referindo-se à casa dos avós. Não duvido, viu?

Nas duas ele tem banheira, berço, material de limpeza, saúde e higiene, roupas, fraldas, mamadeiras, etc, etc, etc... Tuuudo o que ele precisa para se virar por lá! Como a tendência é de que ele realmente frequente muito a casa dos avós, é bom mesmo ele ter tudo em cada canto, e já ir se acostumando desde cedo...

E conforme o prometido, fotos, muitas fotos, para todos!!! Inclusive comigo e MA, no dia em que ele estava vestido de Guigão Noel, só para vcs não esquecerem da minha cara... hehehehehehehe

Aos nossos pais, nosso MUITO OBRIGADO, sempre!!! Amamos vocês, e ver o amor entre vocês e nosso Pituquinho é a coisa mais linda do mundo! Sabemos que Guigão se orgulhará muuuitos dos 4 avós que tem, e nós ficamos muito felizes em poder proporcionar a vocês essa experiência que, sem dúvidas, é a melhor da vida de vocês!


Na casa de vovô Fredinho e vovó Rita



Na casa de vovô Marinaldo e vovó Sônia - e com Papai aparecendo, já que ele é muito metido!



A árvore de vovó Rita e vovô Fred é muuuito alta e este ano só prendeu minha atenção, mas ano que vem eu já devo alcançar a base, para derrubar uns enfeitinhos... me aguardem! :)



Na árvore de vovó Sônia e vovô marinaldo, por cima dos enfeites ela colocou muitas fotinhas minhas, para me receber. Como sou muuuuito lindo, deve ter sido difícil escolher as melhores, né?!?!



Guigão Noel, eu e MA. Minha mãe fez essa roupa e a gente não resistiu: colocou Guigão nela rapidinho! Mas fala sério, tem como resistir a esse gordinho fofíssimo???

PS: eu tô suuuuuper corrida esses dias, pq embora graças a Deus as cólicas tenham passado, Guigão agora não quer mais dormir de dia (pelo menos ele continua dormindo muito bem à noite!!!), e aí esse turno é mais meu (a noite é da babá, eu só acordo para dar de mamar). O resultado é que entrar no computador está difícil, já que de dia eu tô com ele, e à noite, só quero cama, muita cama!!! Mas já que arranjei um tempinho, mais uma fotinho liiinda dele, para vcs verem como ele está realmente deliciosooo:

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

1 mês!!!

E o tempo voou...

Parece que foi ontem que a gente encerrou a contagem regressiva pré-nascimento de Zé Guilherme aqui no blog, e eu rumei para a maternidade, para aquele que seria o dia mais importante de minha vida.

Eu, que sou frouxa com as palavras, agora me vejo sem conseguir escolher aquelas que melhor descrevem a emoção diária em que se transformou minha vida desde as 6h:33m do dia 04 de novembro de 2008.

Lembro com exata precisão o momento em que ouvi a médica dizer que ele estava só com a cabeça para fora, mas que era um menino nota 10, pois já estava chorando; de responder que estava chocada ao ser indagada sobre a emoção que estava sentindo no momento e, com riqueza de detalhes, lembro perfeitamente de Marco Aurélio me trazer meu pacotinho amado, dizendo para eu falar com ele que ele reconhecereia a minha voz, e aqueles dedinhos minúsculos e melecados encostando em meu rostinho, e parando mesmo de chorar ao ouvir minha voz.

POr mais que a gente ache que sabe como é amor de mãe, só sabe mesmo quando tem a chance de ter um filho. O momento em que deixamos de ser apenas filhas e passamos a também ser mães é que vai nos mostrar a imensidão desse novo amor.

É um amor que não cabe em si, uma emoção constante, um abestalhamento completo, eu diria. Tudo é motivo de foto, de sorriso e de "ôôô... que lindo... que fofo... coisa gostosa", etc, etc...

Não dá para negar que o começo é bem difícil, hard mesmo. Não sabemos ainda o porquê do choro, ele não dorme bem, a gente fica cansada e exaurida, os peitos doem, o leite não desce, ele aperta o peito causando feridas que o impedem de mamar no dia seguinte...

Mas eu só me lembro disso na hora de escrever esse post, mesmo, porque o que conta, hoje, é a maravilha em que se transformaram meus dias com a presença iluminada de meu Pituquinho neles.

É olhar e ver como ele é perfeito de saúde, como ele é lindo, saudável, esperto. Ver que ele já acompanha o barulho, e que (provando que é meeeesmo meu filho) já fica soltando vários sons quando está trocando a fralda e quando está olhando para a gente, deixando claro que quer conversar, interagir com todos.

Seus olhos ativos mostram uma vontade de descobrir o mundo, de ver tudo à sua volta, e seu olhar enternecido para mim não deixa dúvidas: é amor, e do mais puro, o sentimento que nos une! Nào há dinheiro que pague tê-lo aninhado, girinando em meus braços. É a coisa mais sublime que pode haver, pelo menos para mim.

E para comemorar tanta felicidade, o primeiro "mesversário" de Guigão, é claro, não poderia passar em branco. Infelizmente não pude fazer nada pessoalmente, já que estou 100% com ele esses dias (próximo post: as cólicas!) e não pude sair de casa, mas vai ter bolinho da doceria vizinha à nossa casa, e a presença dos avós babões, claro. Fotos em breve!

Enfim, no dia de hoje eu queria apenas deixar registrado, para todo o sempre, o quanto eu AMO esse Pacotinho que Deus mandou para mim. E chamar todo mundo para cantar PARABÉNS pra ele, com a música que ele mais gosta, de Palavra Cantada, que ele reconhece sempre que toca no radinho dele:

"Hoje eu sinto que cresci bastante,
hoje eu sinto que estou muito grande,
sinto mesmo que sou um gigante,
do tamanho de um elefante.
É que hoje é meu aniversário,
e quando chega o meu aniversário,
eu me sinto bem maior,
bem maior,
bem maior,
bem maior...
do que eu era antes."

Para comemorar foto exclusivérrima do substituto de Papai Noel este ano: GUIGÃO NOEL!!!!



E vamos lá, rumo ao segundo mesversário!!!!

PS: Preciso pedir desculpas às avós e aos avôs de Guigão por ainda não ter mostrado aqui as fotos dos passeios, mas é que eu não podia deixar o primeiro mesversário dele passar batido, né? Então, próximo post: casa dos avós, próximo post 2: as terríveis cólicas.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Volto djá!

People,

estou meio ausente, mas volto já!

É que Guigão andou meio mal da barriguinha esses dias, com cólicas pela primeira vez e dificuldades em fazer o cocozinho, o que demanda muito mais tempo meu ao lado dele e, conseqüentemente, longe do computador.

Mas volto rapidinho, até porque temos muuuuuito a falar e mostrar por aqui: passeios nas casas dos avós, decoraçào de natal aqui de casa e das casas deles, Guigão-Noel, etc, etc, etc... E coisas tão importantes merecem posts de mais de 3 linhas, e fotos dignas, né?

Assim, segurem as pontas que a gente volta rapidinho com a programaçào normal, e muuuuitas fotos!!!!