domingo, 28 de setembro de 2008

Quarto de novo - a macacada reunida...




Tal e qual aquela música de J. Quest, o quarto de Guigão também tem uma macacada reunida - só que eles são muuuuito mais fofos que quaisquer outros, como vocês podem ver nas fotos.

O fato é que, ao escolher a cor do quarto dele (verde folha, como vocês podem ver nas fotos anteriores), e levando em conta que o ar condicionado fica bem pertinho da cortina (por questões elétricas), eu acabei optando por não colocar aquele tecido que usam por cima da cortina (eu acho que se chama bandô), para não ficar muito apapagaiado.

Só que, como a cortina é toda branquinha e leve (em voil/voal), conclui que estava tudo branco demais, precisando de um detalhezinho charmoso que fizesse a diferença.

Eis que Mainha, artista de plantão, mostrou um macaquinho que ela havia feito para colocar na casa dela, para que Guigão continuasse se sentindo "na selva" também por lá...

Quando eu vi o tal do macaco, imediatamente visualizei ele colocado na cortina, e pedi que ela fizesse mais 2 exemplares da mesma espécie, pois tinha certeza de que ia ficar tuuudo na cortina. E não é que ficou, mesmo???

Achei que ficou lúdico, divertido, condizente com a decoração e, principalmente, sem ficar over, pesado, coloridão demais da conta. PERFEITO!!!

E além de deixar o quarto dele (ainda) mais lindo, ainda fiz uma avó feliz, já que mainha adooouuura fazer umas artes, e mais ainda se for pro netinho, né?

Mãe, brigada, visse? Ficou show a nossa macacada reunida!


Close nos macaquinhos...

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Jingle bells, lá-lá-lá...

Minha gente... já é Natal!!!!

Eu estava comentando, em diferentes ocasiões, com Marco Aurélio e Mainha que o ano está acabando, pois agora temos outubro e novembro e pronto, já que dezembro é aquela correria toda, então a gente nem conta, né?

Mas assim, eu tava falando no plano das idéias, apenas... Só que hoje, fazendo compras no supermercado, quando já estava no caixa, passando os produtos, vi o homenzinho fazendo uma pilha de panetones! Jesus!!! Ali eu tive a certeza de que sim, o Natal está batendo à nossa porta!!!

Nem sei dizer se isso é bom ou ruim - tendo a achar bom, pois já que o tempo tá correndo, daqui a pouco já estaremos com Guigão aqui - só sei que achei o máááximo o fato de, além de panetones, já estarem também vendendo os CHOCOTTONES!!!

Sim, porque eu, pessoa que odiaaaava todos os tipos de "...tones" que existiam, descobri ano passado que AMO os chocotonnes, e acabei viciando neles. E mais: há poucos dias eu estava cmentando que já estava com vontade de comê-los este ano, de maneira que a minha única atitude foi pegar logo uma caixa e jogar no carrinho. E olhem que ainda fui comedida, hein? SÓ UMA CAIXINHA DE NADA!!!

Obviamente já estou me arrependendo dessa parcimônia toda, visto que numa sentada aqui, já devorei 1/4 do bichinho... preciso me controlar, mas é que é tãããão bom...

:)

Enfim, o fato é que Natal já está aí, e agora é começar a idealizar a ceia, que este ano será na casa de meus pais, inaugurando-a após a reforma pela qual está passando. Como as famílias minha e de MA são pequenas, a gente consegue reunir as duas, e é sempre bem legal. Este ano, porém, com certeza vai ser maravilhoso!!!!

Mas e você, me diz... já tá pensando no Natal também???

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

33

Com 33 semanas completas de gestação:

- Guigão está com 2,5 kg e 42 cm (usando-se o cálculo não científico "medida do fêmur x 7");

- eu vou vááárias vezes ao banheiro durante a noite;

- eu DEFINITIVAMENTE não consigo passar a noite toda em "decúbito lateral esquerdo", ou seja, virada para olado esquerdo;

- eu me sinto culpada pelo fato acima;

- eu passo muuuito tempo acordada durante a madrugada, pois noto que estava virada para lado direito ou de barriga ara cima, e aí fico vendo se o neném está mexendo normal;

- eu tenho a certeza de que sou loouca, neurótica e paranóica quando lembro que faço isso durante a madrugada;

- eu morro de sede durante a noite;

- eu morro de sono durante o dia;

- eu me sinto culpada se durmo muito durante o dia;

- eu acordo com fome em várias madrugadas;

- eu moooooorro de calor;

- eu sinto o nariz entupido;

- eu vejo meus pés inchados;

- eu acho que falta muito tempo ainda pra Guigão nascer;

- eu acho que falta muito pouco tempo para Guigão nascer;

- eu estou muuuito chata;

- eu estou muito (mais) grossa;

- eu estou muito mais exigente;

- eu estou muito chorona;

- eu estou muito ansiosa;

- eu vejo que a minha família está muito ansiosa;

- eu rezo para correr tudo bem no parto;

- mas me preocupo mesmo é que dê tudo certo e consiga amamentar Guigão certinho desde o começo;

- eu não consigo falar muito, que me dá falta de ar;

- eu quero dirigir e não posso;

- eu quero comer só doces e carboidratos;

- eu acho que etsou ficando louca. Mas assim, agora é de verdade, tá?

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sobre os avós...

Aqui em casa a gente fala muito sobre a relação que Guigão vai ter com os avós. Mas nem é imaginando como será, pois isso a gente já sabe como vai ser: babação puuura! Já é assim na barriga, imagina quando ele estiver aqui em carne, osso e fofurice ao alcance das mãos...

Eu fico dizendo a eles que eles vão ter que se comportar e tals, mas na boa? Eu sei que não vão!!! E que eu vou ficar tentando colocar limites nas crianças (Guigão e avôs), mas não vou conseguir...

E o pior é que tem que ser assim, mesmo. Minha relacão e a de MA com os avós foi totalmente diferente. Enquanto ele só conviveu com uma avó, que eu inclusive cheguei a conhecer, mas só quando ela já estava meio caidinha, e ela veio a falecer em 2002, eu, no extremo oposto, tive avôs demais. Os de verdade e os agregados, como uma tia avó (tia Lourdinha) que também fazia as vezes de.

E só hoje eu me dou conta de como era bom, ótimo, fantástico ter avós por perto!!! Meu Deus, como eu fui feliz com eles todos, como aproveitei minha infância... sábado mesmo, eu tava comentando com meus pais como as minhas lembanças de criança passam pela casa de voinho, tanto que até hoje eu sonho muito com aquela casa, memso que as pessoas do sonho não tenham nada a ver com a época e a família, algumas cenas se passam por lá... e como era sagrado o galeto de domingo, que SÓ ELE podia preparar!!! O almoço podia até ter outras coisas, mas TINHA que ter o galeto dele. E quando ele fazia rim de boi, só para eu e ele? Bom demais!!!

Aliás, meus sábados tinham uma programação sagrada: voinho ia fazer a feira dele, e depois ia me pegar em casa, para passar o fim de semana na casa dele, para onde a gente ia a pé, mesmo. Era só passar uns quarteirões... E em algumas vezes eu nem queria ir, mas mainha diz que aquele era o momento mais esperado por ele da semana, então ela me obrigava a ir, e no fim das contas era sempre bom. Hoje eu sei como foi bom ela agir dessa forma, pois isso me aproximou muito dele, ele era realmente alucinado por mim, e hoje eu sei que também era por ele.

Me lembro perfeitamente de sentar na garagem de casa, ao lado dele, e ficar brincando de barbie, enquanto ele tomava seu whisky e beliscava alguma carne que voinha tivesse feito para almoço. Depois, a gente sentava na mesa, ele amassava 3 pimentas malaguetas, e colocava o feijão por cima. E quando acabava de almoçar, para desespero de voinha, limpava a boca na beirinha da toalha da mesa.... kkkkkk Já eu, freeesca desde sempre, comia primeiro o feijão (de que eu não gostava), depois trocava o prato e comia o macarrão (de que eu gostava, mas só comia o bom se antes comesse o saudável), e só tomava suco se comesse o prato todo. Tá pensando que era brincadeira??? Claro que isso era coisa de voinha, pq voinho não tava nem aí para isso...

O negócio dele era fazer coisas diferentes, como as indefectíveis estrelas de São João feitas com sacos de lixo azuis, obrigatórias ano após ano. E os passarinhos, então. Lá na casa deles havia um viveiro grande e várias gaiolas pequenas, com passarinhos, sabiás, periquitos, rolinhas e codornas, até. E tinha manga, pitanga, acerola e até um coqueiro. E num era sítio, não, era casa normal, só que tinha quintal e aí havia essas árvores todas.

E hoje eu me dou conta de como eu o amava, e de como ele é parte fundamental de minha história. Como o amo, e como ele sempre está perto de mim. A cada acontecimento de felicidade que tenho, sempre sonho antes com ele, e já sei que é um sinal, um prenúncio. E como às vezes sinto sua falta doída. Imagino a felicidade que ele teria sentido ao me ver de noiva na igreja, ao me ver grávida, e ao poder brincar com Zé Guilherme, então! Diz mainha que eu era a preferia, eu eu sei que era, mesmo. Mas é porque, do meu jeito, eu cativava as pessoas, principalmente os mais velhos. Eu era chatinha, ams sabia como agradar. E era metida a inteligente, então ele adorava contar as minhas "glórias", todo orgulhoso.

Infelizmente, ele não pôde acompanhar muitos acontecimentos de minha vida pessoalmente, pois em janeiro de 1997 ele se despediu de nós, num momento de muita paz e serenidade, após sofrer durante um mês no hospital com uma doença chata e traiçoeira.

Diz mainha que ele era bom cantor (infelizmente esse dom eu não herdei!!!), e até no seu adeus ele foi poético: despediu-se de nós com um olhar sereno e tranquilo, com as minha mãe, meu pai, minhas tias eu e uma prima (só uma das netas não quis estar no momento) ao redor dele, e dizendo para a minha avó que ela tinha sido o grande amor da vida dele... emocionante e lindo demais!!!

Foi embora cedo, mas deixou muita saudade de tudo o que vivemos, e uma certeza: a de que avós são uma coisa muuuito gostosa!!!

E é por isso que a cada dia que se passa, eu agradeço sinceramente a Deus pela chance de poder proporcionar ao meu filho uma das maiores bênçãos que alguém pode ter: a convivência com os avós.

Saber que teremos próximos esses alguéns que amarão nosso filho tanto quanto nós é algo que trás extrema satisfação a mim e Marco Aurélio. A mim, pois sei que ele terá a chance de desfrutar dos momentos bons que eu um dia tive, e a MA, pois ele verá seu filho ter aquilo que ele, infelizmente, não pôde ter em sua plenitude.

E acima disso, agradecemos ambos, em conjunto, por podermos proporcionar aos nossos pais, que tanto amamos, a possibilidade de viverem esse amor tão grande e infinito. Poder fazê-los saber como é ser avôs, brincarem sem se preocupar (tanto) em educar (essa parte chata fica pra nós, os pais), poderem voltar a ser crianças com ele, poderem brincar com ele como talvez não tenham brincado conosco, já que estavam preocupados em trabalhar, educar, comprar o leite, etc, etc...

Saber que estamos dando a nossos pais a felicidade maior que eles, tanto quanto nós, desejavam e desejam, é realmente algo que não tem preço!!!

(nossa, comecei o post despretensiosamente, mas depois que reli já chorei que só... afff!!! E sem querer terminou meio que "meu querido diário", e com tema central apenas um avô meu, mas como saiu do coração, vou deixar aqui assim mesmo. E depois volto pra contar coisas dos outros avós, que não merecem ter ficado tão pra escanteio... desculpem pelo momento íntimo e pessoal/retrô/familiar...)



Os meus pais...



... e os pais de Marco Aurélio

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Foto do quarto!



Bem, atendendo a pedidos, resolvi postar uma foto do quarto de Guigão, tirada por nosso amigo fotógrafo quando veio fazer o ensaio.

Não é uma visão total do quartinho, até porque ele não está pronto e arrumado, mas sim uma amostra de como ficará um cantinho dele - no caso, essa é a cama auxiliar, composta pela cama de cima (a minha), uma bicama (para a babá) e dois gavetões, que servem para ajudar a guardar o mooonte de coisas que ele já tem.

Fizemos toda a parte de decoração do quarto (kits de berço e cama, decoração das paredes e quadro da maternidade) na loja Catavento, que fica aqui em Recife, e gostamos muito do resultado. Achamos tudo lindo, do jeitinho que queríamos.

Embora o tema seja safári, a predominância é da cor branca, com apenas detalhes num xadrezinho verde/azulado, já que a parede tem um verde bem vivo (um verde folha, mesmo) na parte de cima, e aí eu acho que ficou tudo muito harmônico - sou suspeitíssima para falar, mas para mim ficou PERFEITO!!!

As coisas estavam (e ainda estão) meio amassadas, pois estão guardadas em sacolas, mas quando arrumarmos de verdade, estará tudo lindamente bem passado, claaaro!

E aí, o que acharam???

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Máfia 2 - roupinhas de maternidade

Como eu já tinha falado antes, a gravidez envolve algumas máfias das quais dificilmente as mães - especialmente as de primeira viagem - conseguirão escapar imunes.

Sobre a primeira eu já falei: as tais lembrancinhas de maternidade, que a gente entrega às visitas que vão conhecer o pequeno em seus primeiros dias.

A outra é ainda pior: as roupinhas que ele vai usar na maternidade. Sim, pessoas! Há toda uma máfia, um esquema fortíssimo envolvendo esse assunto!

É que hoje se considera, regra geral, que o bebê vai passar no máximo 2 dias no hospital. Para esse tempo, ele precisará de 05 roupinhas considerando que use 2 roupinhas por dia, e uma mais especial para sair da maternidade. Pois bem, até aí nada demais. A questão é: essas tais ropinhas não podem ser, assim, quaisquer roupinhas. NãÃãooo!!!!

Têm que ser roupinhas de LINHA, têm que incluir um BODY 100% algodão para usar por dentro das roupas de linha, têm que ter SAPATINHOS, MEINHAS E LUVINHAS acompanhando, bem como LENÇOL, LENÇOL DE XIXI, MANTA e FRALDA. Achou pouco? Pois multiplique isso por 5, vá!!! E não se esqueça do principal: tudo tem que estar ABSOLUTAMENTE COMBINADINHO!!!

Minha gente, isso é para deixar qualquer um louco!!! você chega nas lojas, e a primeira pergunta é se você já comprou a roupinha da maternidade, como se fosse só uma. E você no começo até acha que é mesmo uma só, que é a famosa roupa "para sair da maternidade", quando o neném tem que estar chique e impecáel. Aí, aos poucos é que você descobre que não é uma, mas sã cinco roupas/kits, e que você TEM que providenciar tudinho, senão é uma mãe desnaturada, etc, etc...

Como eu não quero ter (mais) este trauma, fiz quase tudo como manda o figurino. Quase porque, na boa, eu não acho que depois, no clima de Recife, vá querer ficar usando 5 macaquinhos de linha em Guigão, nem tampouco 5 mantas diferentes, principalmente porque algumas são beeem quentinhas. Então, organizei as roupas para a maternidade de acordo com as minhas conveniências, mas obviamente sem saber se a tática dará certo... hehehehehe

No fim das contas, Guigão vai levar 4 roupinhas de linha e 2 de malha, sendo uma dessas para a saída - sim, eu preferi separar uma de malhinha ara ele vir para casa, pois embora possa ser menos chique, achei mais adequada ao clima da cidade. A malinha dele, então, ficou assim:

A primeira roupa será um macaquinho de linha azul marinho, que eu e MA compramos, e que tem todo o resto do kit (manta, lençóis, fraldinha, etc) combinando;

a segunda é um macaquinho amarelo e branco dado por mainha, com o kit combinando e a manta que fará par vai ser a mesma que Marco Aurélio usou quando nasceu, que graças ao talento e carinho da vovó está novinha em folha (aqui somos apegados a tradições... hehe);

a terceira é um macaquinho azul e verde clarinhos, que têm o kit combinando e fazem par com uma manta nesses mesmos tons, que meu pai trouxe dos Estados Unidos;

a quarta é um macaquinho todo branco, que foi minha tia quem deu no meu aniversário, que vai combinar com os lençóis, fralda e etc do safári, para dar uma corzinha, e nesse dia eu vou repetir a manta de Marco Aurélio, pq combina e eu não ia ficar com 5mantas, né, people?;

a quinta é um macaquinho de malhinha com predominância de azul, com um bonequinho bordado, que tem a manta do mesmo tecido e, a princípio, é a roupa que ele usará para sair da maternidade. O resto do kit segue a mesma tendência, of course.

Mas, porém, contudo, todavia, pessoa preocupada, neurótica e estressada que sou, levarei ainda mais um macaquinho de malha branquinho (com os demais ítens do kit combinando) e um conjuntinho de calça e blusa listradinho de girafa (o safári não nos abandona!!!), pro caso de ele sujar mais roupa do qe se prevê, e a gente precisar trocar.

E, claro, levarei também algumas fraldinhas extra, just in case...

O fato, minha gente, é que por mais que se tente fugir dessas regras sociais, a gente smplesmente não consegue!!! Fica louca quando vê as roupinhas, e mais ainda ao pensar que "o pobrezinho" vai ser a única criança no berçário que tem uma mãe desnaturada, que nào se importou com a roupa que ele iria usar naquele momento tão importante e tals... kkkkkkkkk

Aí, a gente esquece de tudo o mais, e compra tuuuuudo o que se manda para que ele tenha o mais completo, lindo e fofo "enxoval da maternidade".

E isso eu nem cheguei a comentar que os kits têm que chegar na maternidade já prontos e separados, né? Pois é, ainda tem essa... Mas eu tenho, como vocês sabe,, uma mãe prendadíssima, e ela fez todos os saquinhos para cada kit, cada um devidamente numerado, para que ninguém dê a roupa número cinco na hora em que ele deve vestir a número dois, né???

:)

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vai uma sopa de ferro ao curry aí?

Depois da consulta pré-natal semana passada, tive consulta com a hematologista e, embora não esteja tão anêmica quanto há dois meses, minhas taxas tiveram uma quedinha básica, e aí, como medida meio que preventiva, lá fui eu tomar mais umas doses de ferro na veia. Não é nada demais, mas enche o saco, viu?

Como eu já disse, sempre tive uma tendência a ser levemente amarelada, e como na gravidez o neném tende a sugar as energias da mãe, é bem normal que as grávidas desenvolvam uma anemiazinha, razão pela qual a grande maioria tem que tomar ferro. No meu caso, só o remédio normal não é suficiente, então tem que ser na veia, mesmo!

Mas isso é detalhe, e o jeito é abstrair e passar os 40 minutinhos lá, quieta, esperando o sorinho entrar na veia - aliás, todas as vezes em que vou tomar alguma injeção, rezo pro pobre do Guigão não ter veias como as minhas!

É que, sendo "menina", alguma coisa delicada eu tinha que er, né? Pois são as veias. Finas e profundas, difíceis de serem pegas. Já cheguei a ser furada por 4 enfermeiras, e apenas uma de UTI Neonatal conseguir pegar a danada da veia. Como agora eu só tiro sangue no memso canto, e o ferro eu tb tomo sempre no mesmo lugar, o povo já me conhece e: 1) raramente erra; 2) quando erra, não se desespera mais, sabe que o problema é mais meu que do enfermeiro.

No mais, as notícias aqui felizmente são boas. Guigão continua forte e gordinho - eu me cadastrei nesses boletins que chegam automaticamente sobre a gravidez, e aí todos dizem que, com 32 semanas, o bebê deve psar em torno de 1.800 gramas. Guigão tava com isso desde a 30 semana, o que tem me feito crer que realmente vem uma bolinha fofa por aí... Mexe muito, mas agora não são mais chutes e pontapés, mas sim um "deslizar" de corpo inteiro, muuuito mais intenso. Acho que ele quer mais espaço, tadinho!!! E agora são ótimas essas mexidas, pois já sentimos com mais clareza algumas partes do corpo. Claro que não conseguimos identificar se é a cabeça, coluna ou bumbum, mas sentimos que é algo redondinho que está muito protuberante no momento. Também não sabemos se é o pé, o cotovelo ou o joelho quando sentimos aquela coisinha fina e por vezes pontuda, mas é muito bom ver aquelas pontinhas dele "puladinhas" para fora.

Por fim, ontem chegou a provável babádele, que para evitar surpresas veio antes, para cobrir as férias de Nil. Se gostarmos dela, a convivência for boa e tals, manteremos ela e aí a "moldaremos" para ser babá de Guigão, efetivamente. Ela é calma, na dela, e paece prestativa, o que é bem impiortante. Mas o mais engraçado é que ontem, fazendo uma sopinha de verduras para mim, a pobre não achou os temperos que queria e, achando que era cominho o que na verdade não era, acabou me servindo UMA SOPA DE CURRY!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Valeu a boa vontade, mas eu não me aguentei qdo senti aqueeeeele cheiro de curry na sopinha de verduras... Não tomei, claro, mas ela tomou e disse que "bem que tava meio ruim, mesmo...". Expliquei a ela onde estavam as coisas com mais calma (eu falo muuuuito e muuuuuuito rápido, acho q ela não teve tempo de assimilar o tanto de informação que passei ontem), e disse que sempre, SEMPRE, eu prefiro responder a um milhão de perguntas, que ela nõa tenha medo de me perguntar, pq é melhor perguntar muito e fazer o certo, a ir no achismo e fazer caca. Aliás, acho que isso serve para tudo na vida, né memso?

No mais, quanto à babá depois eu falo mais sobre o tema, pq ô assuntinho para dar que falar, hein?

sábado, 13 de setembro de 2008

12 ou 5???




A gente até podia escolher, hoje, se vamos comemorar 5 anos de casados ou 12 anos de namoro....

Mas como não dá para escolher qual das fases é melhor, já que cada uma tem suas próprias particularidades e emoções, a gente comemora as duas, mesmo!!!

Nesses anos todos juntos, nosso amor só cresceu, fortificou-se, e a cada dia nos amamos, respeitamos e admiramos mais. Somos aquele casalzinho bem piegas, mesmo, e adoramos isso!!!

Esse ano, ao contrário de 2007, está sendo MARAVILHOSO, e apesar de todos os presentes materiais trocados, a certeza de que o maior presente para nós dois está aqui no meu buchão é o que nos faz ainda mais felizes nessa data.

Lindo, TE AMO MUITO, MAIS A CADA DIA, e agradeço muito a Deus por ter te colocado tão cedo em minha vida, e mais ainda por ter permitido que eu fosse aquela que você escolheu para passar a vida toda ao seu lado.

PARABÉNS A NÓS POR MAIS ESTE ANO DE FELICIDADE PLENA, E QUE EM 2009 SEJA AINDA MELHOR, COM MUITA BABA E CHUPETA ESPALHADAS PELA CASA!!!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

É tão bom ter AMIGOS

Engraçado como as coisas mudam...

Quando eu e Marco Aurélio começamos a tentar engravidar, ficávamos sempre falando que a festinha de 1 ano do nosso filho ia ser só para adultos, já que nossos amigos ainda não pensavem em ter filhos.

Na verdade, a maioria deles só começou a se casar mais recentemente, sendo que de 2006 para cá e até o ano que vem é que estamos vivendo o boom de casamentos dos amigos, quando a gente já fará 5 anos de casados depois de amanhã. Tudo bem, a gente casou muito novo, mas o povo tava demorando, né?

Enfim, a gente sempre comentava que, no máximo, iam as crianças da família, que são quase nada, e os filhos de nossos amigos "mais velhos" (que não são muito mais velhos, mas já êm mais de 5 anos, em média).

Só que, depois que a gente divulgou que estava mesmo querendo encomendar o herdeiro, e principalmente depois que se descobriu grávido, o que aconteceu foi um mega baby boom ao nosso redor!!!! Alguns casais, orgulho-me em dizer, foram diretamente influenciados por nós (né, Mari?), e hoje já estão inclusive com seus pimpolhos nos braços. A fofíssima Luísa está lá em Brasília para comprovar, e a gente aqui doidinho para conhecê-la pessoalmente.

Outros, não. Uns já estavam querendo, outros foi por acaso, outros queriam e resolveram intensificar os treinos, outros já iam pro segundo filho... enfim, só sei que hoje temos os seguintes casais próximos a nós grávidos, ou já com seus bebês em casa:

Mari e Ricardo (amigos de Brasília) - Luísa nasceu em abril
Eveline e Barti (ele ensina com MA, ela estagiou comigo, mas foi a amizade dos maridos que nos reaproximou bastante) - Natália chega em dezembro
Elker e Edgar (Ela é procuradora comigo) - A filhinha deles chega em fevereiro (ainda não sei o nome)
Fernanda e Eric (ele é professor com MA)- Não sei a data prevista, e também não sei se é ele ou ela
Isa e Bandeira (ele estudou conosco na faculdade, e nos divertimos muitos também em Brasília) - Não sei o nome, mas é um meninão que está a caminho
Vivi e Romero (amigos de minha cunhada, viraram amigos nossos tb)- Romerinho chega mês que vem
Marina e Bartô (ele é divide sala com Marco Aurélio na Procuradoria) - Vinícius já está com 12 semanas
Gerlane e Ariel (ele ensina com MA) - estão com 4 meses de gestação


Neste momento são os que eu me lembro, ams sei que tem mais, pois conversei com MA ontem e contamos alguns mais... Deixa ele chegar que com certeza vai me lembrar daqueles que eu (momentaneamente) esqueci.

Não sabemos, obviamente, quais deles serão mais ou menos próxmos de Guigão. isso tempo e as afinidades dirão. Mas é tão bom saber que ele já terá amiguinhos quando nascer! Tomara que seja bem sociável como eu e MA (no meu caso, até demais!!!), e que essas amizades "intra-uterinas" permaneçam por muitos e muitos anos.

E o fato é que, agora, a festinha de 1 ano de Guigão vai ser um meeeega evento! Também, com tanto convidado, tem tudo para bombar!!!! kkkkkkk

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ontem fomos a mais uma consulta pré-natal e, como esperávamos e desejávamos, está tudo ótimo com a gravidez! Guigão forte e saudável, bastante mexedor, e eu, bem, eu estou na média.

É que este mês eu engordei 3 quilos novamente, o que não é o maior absurdo do mundo, mas também não é o ideal. Nesse ritmo, em vez de engordar os 15 kg que eu imaginava, estou caminhando é para os 20 quilos!!! kkkkkkkkk

Como amamentar, segundo dizem, faz a gente perder bastaaante peso logo após o parto, e a tradição na família é de verdadeiros bezerrinhos, estou rezando para que Guigão seja guloso, e me ajude a perder os graminhas (milhares de graminhas, vamos combinar) extras...

No mais, chegamos à conclusão de que efetivamente já estamos em contagem regressiva. É que a gestação (regra geral) chega a, no máximo, 40 semanas. Porém, dependendo de inúmeras condições, pode acontecer antes sem nenhum problema, especialmente a partir da 36 semana.

E aí é que tá: Guigão já está bem gordinho, ganhando peso rapidamente (graças a Deus), e a médica acha muito improvável que ele alcance as 40 semanas. Ela aposta mais em algo por volta de 38 semanas, que coincidentemente era exatamente o que eu e Marco Aurélio imaginávamos, também. Será premonição???

O fato é que agora é realmente a reta final. Os lençóis estão todos limpos, cheirosos e passados (brigada, mainha!!!), e as roupinhas estão no mesmo caminho. Acho que em pouquíssimo tempo considerarei tudo efetivamente pronto para a chegada dele.

Quer dizer... será? Será MESMO que alguém, em sã consciência, vai considerar que está TUDO pronto para a chegada do primeiro filho? Principalmente um ser ansioso, detalhista e (metido a) perfeccionista como eu? Tô pagando para ver...

:)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sem fotos, por favor!

Parece que era isso o que Zé Guilherme estava dizendo ontem, na hora da ultra 3D...

Pois é, confirmando o que a grande maioria dos bebês fazem, Guigão também se recusou a aparecer na 3D na primeira tentativa... Tava com as mãos cobrindo o rostinho duante todo o tempo, não dava para ver nada... O médico tome a buzinar, cutucar a barriga, e nada. Quer dizer, o bichinho até que se mexia, e muito, mas não tirava as mãos do rosto de jeito nenhum!!! tava no direito dele, né? Queria um pouco de privacidade...

Quando a gente viu que ele não ia tirar as mãos MESMO, inicialmente eu me senti muito frustrada. poxa, eu queria taanto ver o rostinho dele... Como era, se era redondo, comprido, fino... se o nariz era mesmo fofinho, se realmente tinha aquela bolinha no queixo, como indicava a última ultra que havíamos feito... enfim, muita curiosidade.

Porém, depois eu parei para refletir e resolvi ver as coisas de outra forma, beeem diferente.

primeiro, vi que essa história de querer ver a todo custo o neném antes do nascimento nada mais é do que uma ansiedade imeeensa. Eu, ser ansioso, neurótico e estressado por natureza, nessa reta final da gravidez estou com a ansiedade elevada à enésima potência, como aliás acho que fica grande parte das grávidas.

Só que, ao me dar conta disso, vi que essa não-aparição dele é um sinal para eu tentar m controlar. Ora, em no máximo 2 meses Zé Guilherme estará aqui, juntinho da gente, em carne, osso e fofurice. Para que tanta agonia então, minha gente? Né mais fácil, e talvez até mais gostoso, esperar o menino chegar na hora dele e só então ver como ele é? Nã seria a surpresa ainda mais emocionante? Estou quase totalmente convencida de que sim, é melhor esperar para vê-lo em definitivo.

Claro que para me convencer disso eu estou controlando a minha ansiedade, mas acho q é um exercício extremamente válido, que pretendo que me deixe minimamente mais tranqüila...

Além disso, encarei o "no show" dele como um recado para mim já enquanto mãe: tenho que aceitar que ele, às vezes, vai querer um pouco de privacidade. E que se isso não o prejudicar, eu terei que ceder, e deixá-lo como ele quer. Ora, se ele não quer "aparecer na foto", porque eu o forçaria a isso? O fato de não aparecer não é prejudicial a ele, nem à sua saúde, então, cabe a mim respeitar sua decisão, né mesmo?

Esse raciocínio pode parecer um pouco forçado, mas para mim foi bastante útil. Controladora que sou, (um pouco) auoritária que sou, lembrar que às vezes as pessoas precisam de espaço e privacidade nunca é demais, especialmente quando falamos de um filho!!!

Enfim, a 3D não rolou, mas a normal, sim, e felizmente, MUITO FELIZMENTE (já que ela é o que importa, pois mostra a saúde dele), Guigão está nota 10!!! Cresceu, engordou um monte (já está com 1.800 gramas, quase dois quilos!), e a placenta continua bem fixadazinha e no grau correto, o que traduzindo significa que, até o momento, não estou na faixa de risco de parto prematuro.

No fim das contas, o que fiz no fim do dia foi agradecer mais uma vez por meu filho estar se desenvolvendo tão bem, e pedir que ele permaneça assim e chegue cheio de saúde, iluminando ainda mais a nossa vida e de nossas famílias!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

30 semanas!!!

Pois é, hoje Guigão completa 30 semanas. E como a medicina diz que a partir de 36 semanas o bebê nasce sem ser considerado prematuro, bem como que o nascimento "a termo" ocorre quando completamos 40 semanas, eu já estou me considerando em contagem regressiva!!!

Eu sei, ainda falta um bocadinho de tempo para ele sair da casa quente, úmida e apertada em que se encontra, mas para mim o tempo está voaaando, e eu já estou mesmo contando as semanas e os dias para a chegada dele.

Pelo menos as roupas da maternidade já estão prontas - ou seja, o sonho que eu tive umas 4 vezes de que ele nascia e não tinha o que vestir na maternidade, e eu fazia mainha e Marco Aurélio saírem correndo para comprar e/ou lavar roupas para ele, não tem mais chance de acontecer! A propósito, a outra máfia sobre que eu queria falar envolve as roupas a serem usadas na maternidade. Próximo post!

Também a maioria dos lençóis de berço/carrinho/xixi (haja tipo de lençol, até hoje eu ainda me complico em identificar cada um... afff!!!) já estão lavados e passados, estamos agora no processo de arrumação das fraldas para, só em seguida, passarmos para as roupinhas propriamente ditas.

Sim, digo nós, mesmo, porque quem está lavando-passando-guardando tudo sou eu e Mainha - não necessariamente nessa ordem. No dia 15 chega a provável babá dele, e aí ela vai começar a ajudar nessas tarefas (até porque será uma de suas funções, claro), mas por enquanto mainha não deixa essa tarefa ser delegada a ninguém - digo, quase ninguém. Voinha, do alto de sua experiência de 81 anos, também tá passando umas coisinhas que são mais difíceis!!! kkkkkkkkk

Eu já disse a mainha que se desistir de ser procuradora, já enho emprego: posso ser passadeira na 5 a Sec, tamanha experiência que estou adquirindo essas últimas semanas... Mas vale a pena, tá ficando tudo tããããooo lindinho....

Mas ainda falta muita coisa, viu? Quando a gente começa, é que vê que tá longe de terminar. Tudo bem, são coisas menores em relevância, mas são aquelas coisinhas mais detalhistas, mais chatas ou mais braçais, que exigem tempo e disposição - e no meu caso específico, um marido, uma mãe ou o taxi de confiança disponíveis para transporte.

Enfim, o tempo tá passando, e a cada dia é menos um que a gente conta no que falta para ele chegar. Amanhã tem ultra, aguardem novidades...

Para quem vem aqui só para ver fotinhas e acompanhar o buchão, mais umas do nosso ensaio:







segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Retorno e chá de bebê

Putz, sumi, né? Mas tô voltando...

É que a coisas estão começando a se avolumar por aqui, muitas coisas a serem finalizadas antes de Guigão chegar (quarta completamos 30 semanas, e a partir daí, é contagem regressiva para as 40!), algum trabalho, contratação de babá, mudança-de-babá-antes-de-ela-chegar, férias da minha assistente do lar... Muitas, muitas coisas na cabeça, e pouca, pouca disposição para sentar na frente do computador... ainda mais agora, que as pernas resolveram, de vez em quando, dar uma "inchadinha"... Tudo me lembra posts para cá, crio os danados, ams quando penso no ritual de ligar computador, entrar, esperar as 3 milhões de horas que o blogger leva para carregar as fotos... desisto, e já me vejo mexendo em alguma coisa no quarto do pequeno!!!

Foi uma semana tão desplugada, que nem deu para passar aqui e deixar os PARABÉNS para a minha mãe, que aniversariou sábado, dia 30! Mainha, você sabe o quanto amamos você, o quanto você é indispensável em nossas vidas e, em especial neste momento de mudanças, o quanto tem sido minha grande aliada nos preparativos do Fantástico Mundo de Guigão. Parabéns e muitos, muuuuitos anos de vida!!!



(O macaco fofo foi mainha que fez, e combinou tanto com o quarto, que ela está fazendo mais 3, para se pendurarem na cortina...)


Também não comentei que no sábado anterior, dia 23, fizemos o chá de bebê de Zé Guilherme. Foi uma coisa simples, só memso para os muito íntimos, mas foi bem maravilhoso! Adorei ver todo mundo que gosta da gente e quer o nosso bem, foi um astral ótimo, Guigão ainda ganhou m monte de presentes fofos e úteis (de roupinhas a fraldas; de móbiles a lenços umedecidos - já que eu não pedi nada de presente, as pessoas ficaram livres).

Rolou um estressezinho, pois a empresa que eu contratei para fazer uma decoração com bolas me deu um bolo, quer dizer, chegou literalmente 5 minutos antes da hora marcada para a festa, mas no fim das contas tudo deu certo.

Baixarei umas fotos durante a semana, para todos verem como ficou tudo fofo, mesmo endo sido tudo feito em casa - eu e mainha passamos a semana cortando estrelas e etc e tal... É que eu queria algo beeem simples, mas aí, como a criatividade da gente voa looonge, a cada dia a gente inventava uma novidade... No fim das contas, quase qe por acaso, a festa acabou sendo meio "temática"- virou a Festa das estrelinhas, porque colocamos estrelas azuis em todos os enfeites, e até o bolo tinha umas estrelinhas (o que eu nem lembrava, pois tinha encomendado há muito tempo, já...).



(Enfeites das mesas)



(O day after, com os resentes. A caixa, claaaaro, foi obra minha e de mainha)