domingo, 29 de junho de 2008

As primeiras compras

Até ter a certeza de que era um menino o bebê que esperava, eu não comprei nadica de nada para ele. É que não gostava de ficar comprando tudo branco e amarelo, e no fim das contas, durante a gravidez tudo o que a gente compra é de certa forma bem definido por gênero - azul e verde para eles, rosa e lilás para ela. Claro que, com o tempo, o guarda-roupa das crianças vai ficando multicolorido, e essas frescuras "de gênero" ficam para lá, mas no comecinho da gravidez a gente só pensa em comprar tudo nas cores referentes ao sexo do bebê.

Comigo, elo menos, foi assim.

Por isso, assi que eu soube que era um meninO que ia chegar - e eu fiquei felicíííssima com isso!!! - aproveitei e comprei logo umas coisinhas. Poucas, é verdade, amssimbólicas, afinal, eram as minhas primeiras compras pro meu filho!!!

Desta primeia compra até hoje, muitas moedinhas já deram adeuas aos meus bolsos... Já estão em lojas de berço, colchão, enxoval, roupinhas, e até mesmo com o marceneiro e o empalhador de cadeira, que deixou a cadeira demais de 100 anos da família com carinha de nova...

Mas aquelas roupinhas, compradas num domingo chuvosos, sempre terão lugar especial por aqui, por serem os primeiros objetos comprados com a cabeça imaginando exatamanete como vai ficar Guigão vestidinho nelas...

Faltou na foto uma toahinha que tem um jacaré bodado, mas oportunidades de mostrar por aqui não faltarão...



Detalhe: esses dois conjuntinhos do meio são feitos de tecido (segundo a etiqueta) de fios egípcios. fala séro, tem cisa mais metida do que isso??? Pior é que eles são memso muuuito fofinhos e parecem ser super confortáveis...

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Retorno do São João

Pois é, depois de muito descanso e muuuita comilança, voltamos à nossa rotina normal...

As comemorações tiveram início na sexta, no aniversário de meu pai, como mencionei abaixo. Como não poderia deixar de ser, a pirralhada se juntou para apagar as velinhas... No cardápio, só coisas da época: pamonha, canjica (curau para quem é do sul), tapioca, bolo de milho, bolo de mandioca e o indefectível cachorro quente de Mainha, que não pode faltar nas festas aqui de casa...



Depois, passamos o sábado e o domingo em Gravatá, na casa de amigos. Eu havia dito abaixo que era na casa dos pais da namorada de Guigão, mas o pai dela já vetou. E como eu não sei que tipo de sogra eu vou ser, é melhor mesmo a gente não estimular isso, para não perder a amizade... hehehehehehehe

Lá também estava o sobrinho de nossos amigos, chamado Mateus, que tem 2 anos e é super fofo e carinhoso. Fala pelos cotovelos E pelos joelhos, e já deu para a gente ter um gostinho do que nos aguarda... Vejam como Marido já está ficando com mais jeito:



Já a segunda e a terça a gente passou em Itamaracá, na casa de meus pais. Aí foi que a gente descansou mesmo, pois estava bem vazia a praia, e a gente aporveitou para colocar o sono em dia.


Isto, porém, não nos impediu de acender a fogueira e comer ainda mais milho, canjica, pamonha, bolo de milho e aquilo que para mim estava mais gostoso: bolo pé de moleqe, que Mainha fez. Não tem nada a ver com o doce que chamam de pé de moleque no sul/sudeste, é um bolo que leva café e massa de mandioca, e fica suuuuper molhadinho, bem grudento. É realmente uma delícia! Comi de me acabar...

Ainda deu tempo de tirarmos muuuitas fotos na praia, documentando, assim, o quinto mês de gestação... Vou colocar uma aqui, e depois posto mais - foram muitas meeesmo!!!










E vocês, como se foram de festas???

sexta-feira, 20 de junho de 2008

São João

Aqui no Nordeste, como todos devem estar cansados de saber, a tradição junina é muito forte. E eu, claro, adooouuuro essa época, com muito forró, todo mundo animadinho e, principalmente, com muuuita comida típica!!!

Assim, mesmo com o buchinho crescente (semana que vem posto foto atualizadas, para todos acompanharem como Zé Guilherme tá grandão!), nossa farra vai ser bem boa - mas com moderação, claro!

A festa começa hoje, com a festa de aniversário de Vovô Fred (entendam aqui que vovô quem diz é Zé Guilherme, hein? hehehehe), que vai ser em casa, só para a família, ams vai contar com canjica, pamonha, milho, bolo de fubá e todas as delícias típicas. Como crianças estarã presentes, não faltarão também brigadeiro e cachooro quente, este último a grande especialidade de vovó Rita (também conhecida aqui por Mainha...).

Amanhã, a gente segue para Gravatá, cidade serrana aqui de PE em que rola até um friozinho de leve. Os anfitriões também estão grávidos (sobemos ontem que da namorada de Guigão!), o que fará com que os dias sejam calmíssimos, só aproveitando para descansar, mesmo.

Na segunda de manhã bem cedinho, deixamos Gravatá e rumamos para Itamaracá, onde o arraial de vovô Fred estará montado, e a gente vai aproveitar a noite de São João, com muitas mais comidinhas deliciosas, e mais parabéns. Se o sol ajudar, tentaremos algumas fotos barrigais, tentando obviamente esconder as celulites que apareceram em profusão...

A todos, desejamos um ótimo São João, e ao meu pai, o aniversariante do dia, desejo tudo o que de melhor pode haver - e que ele vá se preparando, que ano que vem vai ter Guigão "correndo" de um lado para outro, para ele dar conta!

Fica tudo preso, mesmo...


Uma das coisas que eu mais li/ouvi falar sobre gravidez foi que, invariavelmente, ela viria acompanhada de um aprisionamento intestinal.

No começo nem dei bola, sempre fui tranquilíssima em relação a isso, não era agora que ia mudar, né?

Não. Né, não!!! Muda meeesssmmo!!!

Para mim, a coisa ficou preta (com trocadilho) quando comecei a tomar o suplemento de ferrro. Nossa, aquilo tem um efeito prendente e pedrante que é uma cooooisa!!! Informei à médica, ela mudou o suplemento (hoje tomo Neutrofer, que além de tudo tem gostinho dee chocolate) e tudo começou a clarear novamente.

Mas de vez em quando, a coisa apertava novamente... Foi aí que eu descobri que a propaganda da Danone não é tão enganosa, não. Realmente, aquele Activia funciona! Bem, pelo menos para mim funciona...

Mas, como quem freqüenta o Fouet sabe, eu sou chatinha toda para comer, e aí surgiu um problema: eu só comprava o de morango, e com um mês tomando (saliente-se que eu não tomo Activia todos os dias, hein!) o mesmo sabor, enjoei! Sim, porque eu só gosto de chambinho, iogurte normal de morango e alguns de chocolate. Amava, quando criança, aquele Danette (ou era Chandelle) que tinha gosto de caramelo, que vinha no potinho marrom bem clarinho, mas ele deixou de ser produzido. Hoje só tem o escuro, que é de chocolate, e eu compro para Marido. Em questões iogurtíferas, posso afirmar que seremos 3 crianças em casa, brevemente. :)

Aí, como a Danone tem peninha de mim, lançou o Activia sabor Baunilha. Pronto! Agora é que eu não deixo mais de comer mesmo! Delicioso, e eu ainda faço variações usando às vezes granola, Às vezes mel, às vezes sucrilhos. Claroq ue isso aumenta as calorias e tals, mas segundo a nutricionista, eu "ainda" estou podendo me dar esses pequenos luxos - vamos evr até quando!!!

Então, é isso: se seu intestino tá parecendo uma cadeia de segurança máxima (e esse nunca foi o sue normal, pq, se é esse o padrão, só com Complexo 46 da Almeida Prado, mesmo, baby) vale tomar o tal do Activia, e ver o alívio proporcionado pelos tais dan-regularis.

PS: Este NÃO é um post pago, hein? É só uma opinião sobre um produto.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

É muita coisa!

Eu sempre soube que um bebê exige muitas coisas que a gente nem imagina, mas vou te contar: eu nem sonhava que fossem taaantas coisas assim, viu???

É um tal de lençol de xixi, lençol de carrinho, manta, trocador, roupa de maternidade, cueiro... é troço demais da conta! às vezes, as vendedoras me dizem que eu TENHO que comprar tal coisa, que eu PRECISO de não-sei-o-quê, e eu, na maior cara-de-pau, respondo: sim, meu bem, mas isso é exatamente o quê???? kkkkkkkkk Pense na pessoa mais sem noção do mundo gravídico!!!

Eu tenho uma afilhada de 7 anos, mas nunca me preocupei de saber dessas coisas, não. NUNC mudei uma fralda, nunca nem a vi tomando banho - quer dizer, só quando ela já estava grandinha, que já podia tomar banho de chuveiro, mesmo... Meu lema era assim> eu só quero a "parte boa"; choro, estresse, caquinha, fraldas e etc, deixa para a amamãezinha!!!!

Mas agora a mamãezinha vou ser eu, né? Ferrou!!! Ainda bem que mês que vem tem curso de gestante, senão já viu...

E os custos dessas coisas que eu não sei para que servem? Affff... Não tem orçamento que saia como planejado!!! É bem verdade que eu já comprei toda a parte de mobília do quarto, consistente em berço, cama (comprei uma que tem cama, bicama e 2 gavetões), uma mesinha de apoio e o guarda-roupa. Já tenho a cadeira, que acompanha a família há gerações e gerações, e optei por não faezr cômoda. É que o quarto não é imenso, então fiz o armário com a parte do meio vazada, funcionando como uma cômoda incrustada nele. As coisas chegam no começo de julho, não se preocupem que assim que chegar tudo, eu postarei muuuitas fotos por aqui!

Enquanto isso, para vocês terem idéia de como (felizmente!!!) Guigão já é amado, vou mostrar fotinha do tanto de coisas que ele já tem, entre presentes (80%) e coisas que eu e Marido compramos. Detalhe: essa foto é de 11 de maio, e delá para cá já ganhamos muito mais coisas, inclusive umas fofurices sem tamanho que Vovô Fred trouxe dos EUA (quase um muambeiro, eu diria!), e que não estão na foto. Dêem uma olhada:

quinta-feira, 12 de junho de 2008

12 DE JUNHO...

... e o nosso primeiro Dia dos Namorados, em 12 anos, que será comemorado sem pompa, e a três. E o pior: estamos ADORAAAANDO isso!!!

Pois é, este ano nem estamos com disposição para as filas, e como o sistema de encanamento do prédio resolveu dar pau justo agora à tarde, também não vou para a cozinha, sujar 300 panelas. Vamos comemorar com pizza entregue em casa, e brindar com suco de uva.

Para nos distrair, um filme muito especial: vamos assistir à mais nova ultra-sonografia de Guigão, que fizemos ontem pela manhã. A propósito, ô bichinho para se mexer, viu? Não pára um minuto! Nem sei a quem puxou... (cof, cof, cof)

A todos os apaixonados, desejo ainda mais amor e felicidades! Ao meu Marido e eterno namoradinho, desejo que continue me fazendo tão feliz, e que me permita tentar fazê-lo igualmente realizado.

SPORT CAMPEÃO!



Eu sei que esse blog não tem NADA a ver com futebol, mas eu sou casada com uma pessoa que AAAMMMAAA futebol, mas ama mesmo - sabe aquela pessoa que, se puder, assiste aos jogos do campeonato Paraense da 3ª divisão? Pois bem, ele é (quase) assim!!! É bem verdade que hoje, em razão da menor disponibilidade de tempo, ele assiste bem menos do que gostaria, mas memso assim assiste tudo o que é possível.

Mas não basta gostar de futebol, tem que ter um time (na verdade ele tem um para cada Estado da Federação, praticamente), e se o seu time do coração estiver numa final nacional depois de 20 anos, ótimo! Se for contra o Corinthians, time com uma das torcidas que mais "se acha", melhor ainda - Edu, tiro você e os confrades dessa parte, tá?

O fato é que todos da família torcemos pelo SPORT, e ontem, felizmente, tivemos um momento de verdadeira glória esportiva!!! Depois de derrotar os dois times favoritos na competição (Palmeiras e Internacional), vencendo E convencendo, o Sport conseguiu se recuperar do péééssimo primeiro jogo em São Paulo e sagrou-se CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2008!!!

Ebabababaaa!!! Fiquei felizinha pelo time e tals, mas depois de ver o marido na fila por 7 horas, debaixo do solzão que faz aqui, agradeci por ter valido a pena. Imagino a decepção que seria se o Sport não ganhasse... Claro que para ele aguentar a tensão, foi necessário um Passiflorinezinho básico antes da decisão, né? O jogo conseguiu envolver todo mundo, e até Mainha ficou acordada até tarde, nervosíssima com a partida. E preocupada em saber se eu estava nervosa, por causa das "emoções" para Zé Guilherme... Ela ficou mais calma quando eu disse que vi o 1º tempo, dormi o 2º, e acordei para ver a comemoração...

Diante de toda a prolixidade acima, resta-me apenas dar PARABÉNS ao SPORT, e rezar para ele não faezr muito feio na Libertadores, ano que vem...

terça-feira, 10 de junho de 2008

Na selva...

Não sei se é o fato de que o quarto de José Guilherme terá bichinhos da selva como tema (nada muito pastel, bobinho... tudo mais para vibrante! Fotos em breve...), ams o fato é que tudo o que envolve leões, macacos, jacarés, elefantes, e etc, vêm sempre me chamando a atenção...

Agora, eu pergunto: sou só eu, ou vocês também morrem de rir com a propaganda do carro da Fiat em que o macaquinho diz que "tudo vai ficar bem"???

Porque eu simplesmente NÃO ME CONTROLO com aquele olhar do macaco cantor... Faz tempo que eu não divirto tanto com um "reclame"!

E o que isso tem a ver com o blog? Nada, ué. Mas eu não já tinha avisado que ia falar de besteira também? Então!!!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O livro das Grávidas

Quando engravidei, vi em algum site uma indicação sobre um livro que, segundo a autora (realmente não me lembro quem era!!!), trazia tudo o que uma grávida precisava saber.

Corri pros sites da Saraiva e Cultura, para ver a sinopse e fazer cotação de preço, e quando vi que o livro tinha umas 300 milhões de páginas, achei que realmente deveria ter muuuita informação, e que poderia efetivamente ajudar...

Na minha primeira consulta pré-natal, já estava com o livro em minhas mãos, devorando cada página, e o levei para ler durante a espera da médica. Aí, quando ela me atendeu, para minha surpresa disse que o livro era mesmo ótimo, e que ela mesma possuía a primeira edição dele, ainda em inglês.

Parêntesis: ela deve ter dito isso porque a minha quantidade de dúvidas para ela diminui muuuito com o auxílio do livro, ou seja, menos trabalho!!! kkkkkkkk Será que ela o indica para todasas grávidas??? :)

Voltando ao que interessa: o nome do livro é O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO, e as autora são Heidi Murkoff, Sandee Hathaway e Arlene Eisenberg, todas americanas.

Ele é mesmo uma "bíblia", trazendo informações super úteis, daquelas que nem o médico nem ninguém vai lembrar de te passar assim, do nada, mas tem também muita coisa besta, tipo aconselhar você a não consumir drogas nem mesmo esporadicamente na gravidez - por favor, precisa MESMO ter isso num livro??? Em que mundo nós estamos???

Enfim, suuuper recomendo!!! Se você está grávida/o (há uma parte destinada aos papais também, claro!), sugiro que dê uma folheada e compre. Vale suuuper a pena!!!

Para quem se interessou, seguem os sites das livrarias (não sei porque, mas aqui o esquema dos links não funciona como no Fouet - quando eu descobrir o que fazer, passo a usar links!): www.livrariasaraiva.com.br e www.livrariacultura.com.br.

Dados da gravidez

Para que todos saibam o estágio de minha gravidez, informo: estamos com 04 meses, na 17ª semana, e completamos uma nova semana toda quarta-feira.

Sabemos que Guigão é Guigão, e não Maria Clara, pois fizemos a sexagem fetal, e no último exame de USG, com 15 semanas, confirmamos que ele é ELE mesmo, de forma visual.

Muitos perguntam se eu já sinto ele mexer. Na verdade, eu sinto algumas pontadas e empurrões na barriga, sim, mas ainda não dá para sentir colocando a mão na barriga. Sinto apenas internamente. Porém, seguindo a dica de um livro - que recomendarei em breve! - as pessoas que encostam o ouvido na barriga ouvem um som muito forte quando ele se mexe, o que me leva a crer que o que eu sinto é, sim, ele se mexendo.

Próxima quarta, dia 11/06, faremos nova ultra, e aí colocarei novidades por aqui... Aguardem!

Chegando...

Bem, como alguns que lerão este blog sabem, eu sou a mesma Márcia que escreve no blog de culinária Le Fouet, Roux et Demi Glace. Ou melhor, escrevia, já que em razão de minha situação atual, encontro-me ligeiramente impedida de cozinhar, o que inevitavelmente impede a atualização do le Fouet, o que é uma pena para mim...

Porém, mesmo quando as postagens lá na cozinha estavam a pleno vapor, em várias oportunidades eu senti uma necessidade grande de expandir os assuntos, uma vontade danada de falar sobre outras coisas, mas sempre me controlei em razão da temática do blog. Também me faltava coragem para criar um blog apenas pessoal, pois não quero fazer da internet um diário aberto de minha vida.

Finalmente chegou o dia em que parti para a criação de um blog só meu, em que eu possa expor minhas opiniões sobre tudo o que eu quiser - inclusive cozinha!, e tendo em vista que minha vida, nestes últimos 4 meses e nos próximos muuuuitos meses adiante, está girando em torno de minha gravidez e todas as mudanças que ela acarreta, resolvi que seria adequado batizar o blog com o nome de meu filho, que se chamará José Guilherme, e por isso o blog ficou sendo Guigao vem aí.

A partir de agora, preparem-se para saber (ainda) mais sobre mim, sobre Guigão, sobre maternidade e sobre tuuuudo o que esta minha mente louca quiser fala.

E acredite: eu tenho muuuuito a dizer!!!